Criatividade

Dedo do meio: a máscara perfeita para traduzir o espírito de 2021

Vitor Paiva - 03/09/2021

No carnaval brasileiro é tradição que fantasias representem personagens ou símbolos de cada ano, período ou época. Mas como trazer em uma fantasia o espírito de um ano tão difícil quanto 2021, em um momento histórico sombrio como o atual, em que sequer há nem pode haver carnaval, sem perder o humor? A melhor, mais sucinta e precisa resposta provavelmente está em uma máscara recentemente lançada nos EUA, mas que seguramente se aplica atualmente para todo o planeta: uma máscara com um imenso dedo do meio.

Máscara de dedo do meio da Autek

A máscara perfeita para melhor traduzir a sensação dos últimos dois anos?

-Máscara de Fábio Assunção vai bombar no Carnaval. E isso é bizarro

A máscara de dedo do meio foi lançada na Amazon como fantasia para festas mas principalmente para o Halloween, celebrado nos EUA em 31 de outubro, mas o espírito que ela representa seguramente se aplica a qualquer país ou outra celebração pelos próximos tempos. “A máscara de dedo é perfeita para memes divertidos, Halloween, natal, páscoa, carnaval, festas chiques ou simplesmente para ir a boates – é perfeita para muitas ocasiões”, diz o texto de apresentação.

Máscara de dedo do meio da Autek

As aberturas permitem ver a quem se está mandando o dedo do meio

-Covid: astros da lucha libre invadem mercado no México em campanha pelo uso de máscaras

Além da abertura na parte inferior onde se encaixa a cabeça, a máscara conta com uma “janelinha” para a boca e dois furos para os olhos, permitindo que o gigante dedo do meio empunhado possa se expressar ainda mais, caso seu sentido não tenha ficado claro. Toda feita em látex e fabricada pela marca Autek, vale lembrar que apesar da eloquência a máscara não protege contra a Covid-19, e deve ser acompanhada de outra máscara adequada para locais públicos.

Máscara de dedo do meio da Autek

O produto é feito em látex e se encaixa diretamente sobre a cabeça

-Designer cria incríveis máscaras 3D e disponibiliza os modelos pra download

Mais do que agredir ao próximo, o sentido da novidade parece ser mesmo expressar a sensação com que a realidade vem nos tratando nos últimos dois anos ou, em certos países, um pouquinho mais. E como se não bastassem os tantos motivos pandêmicos, políticos e simbólicos para tal opinião, torna-se inevitável lembrar de mais um: o preço da fantasia vem em dólar, e atualmente os 22,99 cobrados na Amazon se traduzem em nada menos que cerca de 120 reais.

Máscara de dedo do meio da Autek

A máscara de dedo do meio da Autek não protege contra a Covid-19

Publicidade

© fotos: Autek/Amazon


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.