Debate

Deputado mais votado de SC bate o pé para dizer que MS fica no Sul do Brasil e vira piada

Redação Hypeness - 16/09/2021

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) protagonizou uma cena no mínimo curiosa. O parlamentar afirmou que o estado do Mato Grosso do Sul pertence à região Sul do Brasil, não ao Centro-Oeste – onde realmente está localizado o MS. 

A fala bizarra do bolsonarista convicto aconteceu durante a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara na terça-feira (14). Poderia ter sido somente um ato falho, se ele não tivesse insistido tanto.

– Deputados se movimentam para criar lei que proíbe linguagem neutra no Brasil

Para o deputado, o MS faz parte da região Sul do Brasil

Vergonha alheia do deputado mais votado de SC 

Deputado federal mais votado por Santa Catarina nas eleições de 2018, Hélio Costa bateu o pé e demonstrou certeza de que o Mato Grosso do Sul era realmente parte da região Sul. Ele chegou a questionar o ministro de Estado do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, durante a comissão. 

“Primeiro quero falar que o Mato Grosso do Sul não fica na região Norte. O sudoeste do Mato Grosso do Sul fica na região Sul. O pessoal errou aqui na geografia”, afirmou o deputado, questionando um documento  que tinha em mãos.

Leia também: Educação tem menor investimento em 10 anos e ministro defende ‘universidades para poucos’

 

Em seguida, Costa listou os estados que, segundo ele, formam a região Sul. E insistiu no erro. “Mato Grosso do Sul é da região Sul. É Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, aqui ele está na Centro-Oeste”, declarou. 

– Deputado que apalpou seio de parlamentar vira membro de conselho da criança em SP

Vale esclarecer: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são os únicos estados que compõem a região Sul do Brasil. Já Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, pertencem a região centro-oeste. 

O mapa do Brasil é a saída para tempos estranhos

Apresentador de TV, Hélio Costa usou sua popularidade em Santa Catarina para garantir a vaga de deputado federal. Ao todo, ele recebeu 179.307 mil votos nas eleições de 2018 e o resultado o tornou um dos 16 representantes do estado na Câmara dos Deputados. 

O deputado admitiu o erro em nota: 

“Fiz uma fala pensando na divisão do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), que envolve 4 estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Acabei incluindo o Mato Grosso do Sul na região Sul, mas na verdade pertence à região Centro-Oeste. Coisas do improviso. Acontece”, encerrou Hélio Costa.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: Reprodução/Wikipédia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.