Ciência

Detalhes sobre o ovo de tubarão raro encontrado no mar em Fernando de Noronha

Redação Hypeness - 24/09/2021

Um ovo de tubarão foi encontrado por um surfista e pescador em Fernando de Noronha . Este é o segundo registro avistado em menos de um mês. Conhecido também como bolsa de sereia, o ovo é uma imagem considerada por pesquisa.

O primeiro avistamento aconteceu em 26 de agosto, na Ilha da Rata, pelo fotógrafo Renato Magalhães. Já a nova descoberta, feita por Erivaldo Alves Silva, mais conhecido como Nego Noronha, aconteceu no dia 14 de setembro, na região do Morro São José.

Ovo de tubarão é encontrado por surfista e pescador em Fernando de Noronha

“Eu mergulhava para capturar polvo, quando vi um material que boiava e fiquei curioso. Não ideia criada do que se tratava. Ao chegar mais perto, percebi que era um ovo de tubarão ”, disse o pescador de 43 anos ao Portal G1.

Se trata de um ovo de tubarão-lixa, ou tubarão enfermeiro, uma espécie considerada pacífica que vive próxima ao fundo do mar e se alimentar de invertebrados. O projeto Tamar aponta para um declínio populacional deste tubarão, que pode ser encontrado em toda costa brasileira.

“A espécie é extremamente vulnerável à pesca costeira, sendo incidentalmente e deliberadamente capturada tanto em redes como em espinhel. É um alvo fácil de pesca submarina devido ao seu comportamento sedentário e dócil”, diz texto publicado no site da fundação .

De acordo com o engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões ouvido pelo G1, o encontro com um novo ovo mostra que o ecossistema local está saudável.

“Isso é uma evidência de que a população de tubarões está crescendo em Noronha. O tubarão-lixa, felizmente, deixa esse rastro de reprodução. A repetição do avistamento é positiva [e mostra a política de] conservação está funcionando bem. Nos lugares onde existem muitos predadores, como tubarões, uma base da cadeira alimentar está saudável ”, explicou Veras.

O tubarão-lixa se reproduz a cada dois anos e, a cada gestação, pode nascer de 20 a 30 filhotes. “Os tubarões eclodem do ovo ainda dentro da fêmea. Os tubarões-lixas nascem com cerca de 30 cm de comprimento, é quando a fêmea expele o ovo”, detalhou Léo Veras.

Publicidade

Fotos: GettyImages e Nego Noronha


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.