Gastronomia

Dicas para pizzas vegetarianas e veganas perfeitas

Redação Hypeness - 03/09/2021 | Atualizada em - 08/09/2021

Os principais elementos da pizza não tem nada a ver com carne: o pão é feito de fermento, água e farinha. O molho de tomate também não precisa de nada além do tomate. E o queijo? Esse talvez gere algum conflito entre vegetarianos e veganos (que podem achar aquele ‘jeitinho’ para imitar o cheese também). Mas uma coisa é fato: a base da pizza não depende de carne. E como podemos fazer pizzas ainda mais saborosas – e como o título diz, perfeitas – sem precisar apelar para a proteína animal?

– No final tudo acaba em pizza: utensílios para começar sua jornada de pizzaiolo 

Reunimos aqui algumas dicas para pizzas vegetarianas e veganas que vão te ajudar a dar um show na cozinha!

1. Faça a sua própria massa de pizza

Fazer massa de pizza é um exercício divertidíssimo que te dá mais controle sobre a própria alimentação

Fazer uma massa de pizza não é um bicho de sete cabeças; é misturar ingredientes nas proporções adequadas, esperar que a massa cresça e, posteriormente, abrir como um pizzaiolo. A parte mais cansativa é realmente abrir a tela para a sua obra de arte culinária, mas de resto, tudo certo.

Elaborar sua própria massa de pizza fará com que você tenha um controle melhor sobre o que está comendo – certamente será mais saudável que uma comprada no supermercado! – e permitirá que você vá adequando sua receita para seu gosto preferido.

– Livros de receitas veganas: conheça os pratos que vão deixar até quem ama carne com vontade 

2. Use e abuse dos temperos em todas as partes do processo

Orégano (ou tomilho), pimenta do reino, manjericão e alho são essenciais para uma boa pizza

Os temperos são a chave da cozinha e isso não é nenhum segredo. Mas muita gente acaba ficando no básico. Ervas e temperos secos podem ser a ponte de transição de uma pizza normal para uma pizza de alto nível. Por isso, é importante temperar bem o molho de tomate que vai cobrir a massa (com bastante alho, cebola, pimenta do reino, etc) e vale pensar em como fazer o melhor conjunto de sabores para o seu recheio.

Equipe sua cozinha com os temperos essenciais: orégano, tomilho, páprica doce e picante, açafrão-da-terra, pimenta do reino, louro, pimenta da jamaica, cominho, canela, alecrim e sálvia. Pode parecer bastante coisa e, muitas vezes, eles são bastante caros no mercado. Mas se você for até a feira livre mais perto de você, encontrará esses sabores por menos da metade do preço comum.

– Receitas com maconha: culinária canábica muito além do brigaderonha e dos ‘space cookies’ 

3. Os cogumelos e a abobrinha são seus aliados

Pizza com cogumelos paris (ou champignons) é sempre uma boa pedida

Para substituir as proteínas, os principais aliados do cozinheiro são os cogumelos. Shitakes, paris (incluindo aqui os portobellos), eringis são altamente saborosos, nutritivos e dão uma textura incrível para a sua pizza. Eles também são super moldáveis em sabor, adquirindo muito bem os temperos e se incorporando de forma fascinante ao resto da composição.

Outra boa pedida para suas pizzas e é sempre ter de reserva aquela abobrinha! As zucchinis podem ser uma boa aliada para todos os tipos de pizza e são muito bem aproveitadas de diversas formas. Por seu sabor suave, elas conseguem se casar com diversas misturas e são absolutamente versáteis na hora de fazer uma boa pizza vegetariana.

4. Entenda seus ingredientes favoritos

O mais importante em uma pizza é entender a combinação entre os ingredientes do recheio

O ponto principal desse texto é fazer com que você explore diversos alimentos para a criação da sua pizza. E como havia dito antes, isso vale especialmente para nossos leitores veganos. Por conta da variedade de alimentos com fórmulas veganas, é importante entender quais são aqueles que melhor se incluem no seu paladar e como eles se casam com outros ingredientes. O mandioqueijo, por exemplo, é uma delícia e pode simular bem o queijo, mas talvez não seja a melhor alternativa para uma pizza, em que, particularmente, os queijos de castanha parecem se adaptar melhor.

De qualquer forma, utilize  sua criatividade e pense de que forma os alimentos combinam, recicle ideias de outros pratos e faça sua pizza com muito, muito carinho. Temos certeza que, no fim das contas, esse é o melhor tempero e a melhor dica para uma pizza vegetariana perfeita.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.