Ciência

Dragão azul encontrado em SP é raro e tem o apelido de ‘comedor de caravelas portuguesas’

Redação Hypeness - 08/09/2021 | Atualizada em - 14/09/2021

Um dragão azul do mar foi encontrado em uma praia na cidade de Bertioga, no litoral norte de São Paulo. A arquiteta Dalma Mesquita se deparou com o animal durante um passeio pela praia e se surpreendeu com o achado.

O dragão azul do mar (Glaucus atlanticus) é um molusco marinho, também conhecido como um tipo de lesma-do-mar, que tem como principal fonte de alimentação as caravelas portuguesas. Não, não as caravelas de Portugal das colonizações, mas os animais que possuem esse nome (e são bem parecidos com as águas vivas, suas primas dentro do filo Cnidaria).

– 25 fotografias maravilhosas dos pássaros raros e ameaçados de extinção 

Dragão do mar não está em extinção, mas é dificilmente encontrado nas praias do litoral brasileiro; animal se alimenta de caravelas portuguesas e é considerado uma ‘lesma do mar’

O registro de Dalva foi acidental. Ela fazia uma caminhada pela Riviera de São Lourenço recolhendo o lixo que encontrava na praia com uma sacolinha. Ela quase pegou o Dragão Azul nas mãos, mas entendeu que era um animal que poderia ser perigoso. De fato, essa lesma do mar solta toxinas quando entra recebe toque e as substâncias podem causar irritação na pele.

– Bob Esponja e Patrick da vida real são flagrados por biólogo no fundo do mar 

“Eu nunca tinha visto nem na televisão, só na literatura mesmo. A espécie pode ser conhecida, mas ela estava ali na minha frente. Para resumir, é emocionante se deparar com um serzinho desses”, afirmou a arquiteta ao site Metrópoles.

– Brasileiros comem carne de tubarão sem saber e ameaçam vida da espécies 

Os dragões azuis não são comuns em praias, mas costumam habitar regiões tropicais e substropicais como o Brasil, a costa do continente africano, a Austrália e o Mar Mediterrâneo. Não existem dados sobre a conservação do animal mas, com poucos predadores, os cientistas entendem que eles não estão sob risco.

Publicidade

Fotos: S.Rohrlach/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.