Futuro

Emergência climática eleva ansiedade e freia desejo de jovens brasileiros por filhos

Vitor Paiva - 24/09/2021 | Atualizada em - 27/09/2021

Para quase metade dos jovens brasileiros, conforme mudanças climáticas e como apocalípticas possibilidades ambientais do futuro causam hesitação em relação ao desejo ou ao planejamento de terem filhos. Esse é um dos muitos dados que uma pesquisa financiada pela plataforma Avaaz e realizada em parceria com diversas instituições de ensino de todo o mundo revelou: o índice no Brasil de 48% de jovens que afirmaram ter dúvidas sobre filhos por conta da emergência climática o mais alto entre todos os países participantes do estudo, e consideravelmente acima da média mundial, registrada em 39%.

A ansiedade ambiental para os jovens de todo o mundo - em especial no Brasil

A ansiedade ambiental para os jovens de todo o mundo – em especial no Brasil

-Países insulares imploram por ações contra mudanças climáticas: ‘Nosso futuro está em jogo’

Intitulada “Vozes dos jovens sobre ansiedade climática, traição governamental e dano moral: um fenômeno global”, uma pesquisa contou com a participação de 10 mil pessoas entre 16 e 25 anos, e tratou, como o nome revelação, do tema ambiental também em seu sentido político. O MESMO temor ambiental Faz Com que 42% dos Jovens Australianos hesitem em Ter Filhos: no Reino Unido o índice E de 38%, e Nos EUA E de 36%.

Emissão de gases poluentes

Emissão de gases poluentes é um dos grandes motivadores das mudanças climáticas

-No Brasil, 9,3% tem algum tipo de transtorno de ansiedade – 3 vezes mais que a média mundial

Além do Brasil, participaram da pesquisa Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Nigéria, Filipinas, Finlândia, Portugal e França, para um cálculo em larga escala das diversas ansiedades ambientais entre os jovens. E os números não deixam dúvidas sobre o impacto emocional do já grave quadro concreto ecológico: segundo o estudo, 75% dos jovens afirmam o futuro como assustador, 65% acreditam que os governos estão fracassando no combate ao aquecimento global, 83% afirmaram que a humanidade não cuida do planeta, 55% acreditam que terão menos oportunidades que seus pais – além dos já citados 39% que afirmaram não ter certeza se terão filhos.

Incêndio no Pantanal

Incêndio no Pantanal: o Brasil é cenário dos trágicos impactos ambientais atuais

-Emergência climática vai encolher metade das praias do mundo, diz estudo

Para além da ampla ansiedade sobre o tema, outros dados específicos dos jovens brasileiros demonstram uma gravidade da situação: 79% dos jovens do Brasil acreditam que o governo falha com eles, 92% acredita que a humanidade falhou no cuidado do planeta, e 86% pensam que o futuro é uma ideia assustadora. “O estresse psicológico que avalia à saúde e ao bem estar provocam pode ser interpretados como moralmente prejudiciais e injustos. É urgente ampliar as pesquisas e também a capacidade de resposta governamental ”, diz o texto da pesquisa, realizada pela Avaaz junto de pesquisas de instituições como a NYU, Stanford, Oxford e mais – e publicada na revista científica Lancet .

Jovem e o meio ambiente

O temor pelo futuro é triste traço das jovens modernas

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.