Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um levantamento do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) mostrou que o ENEM 2021 será o mais elitista e branco da história; dados mostram que a edição da prova terá o menor número de pessoas pretas desde 2009 e o número de pessoas inscritas com isenção na taxa de inscrição por carência socioeconômica caiu 77% em relação à prova do ano passado.
– Ministro da Educação diz que criança pode socializar na igreja ao defender homeschooling
Milton Ribeiro implantou política para reduzir a taxa de isentos no ENEM 2021; principal ponto de passagem para a educação superior fechou portas para camadas vulnerabilizadas da população
Em 2020, mais de 5,8 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio. Entretanto, por conta da pandemia, a prova bateu o recorde de ausentes, com 55,3% de abstenção. O governo aplicou uma política exclusivista contra os faltantes: quem pediu a isenção no ano passado e faltou na prova teria que pagar a taxa de inscrição nesse ano.
A queda de participantes entre 2020 e 2021 foi de 44%. Mas os dados apontam que essa redução de inscritos se intensificou em três grupos: os aplicantes negros e os aplicantes pobres.
– Projeto de ‘ideologia de gênero’ volta ao radar do governo federal após veto no STF
Os dados mostram que 11,7% dos participantes do Enem 2021 são negros; é o menor índice desde 2009. Os pardos – classificação do IBGE – são 42,2% dos aplicantes, menor nível desde 2012. Além disso, essa é a edição com menor número de isentos desde 2017, quando os dados sobre isenção começaram a ser contabilizados. Todos os dados indicam que a maioria dos participantes do ENEM serão brancos e de classe média, tornando o principal ponto de partida para o ensino superior no Brasil algo de elite, novamente.
A medida reforça o comportamento do ministério da educação sob o comando de Milton Ribeiro. “O ministério sabia que manter essa regra iria resultar na exclusão dos mais pobres e, ainda assim, decidiu mantê-la. Por isso, esperamos que a justiça possa intervir e reverter essa situação cruel”, diz Frei David, presidente da Educafro, à Folha.
Recentemente, Milton Ribeiro ganhou as manchetes da imprensa por falas capacitistas contra estudantes com deficiências: “ A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, disse o pastor responsável pela educação brasileira em fala à TV Brasil, veículo de imprensa estatal.
– Educação tem menor investimento em 10 anos e ministro defende ‘universidades para poucos’
Na mesma entrevista, Ribeiro também havia defendido a ideia de que as universidades não devem ser acessadas pela maioria da população. “A universidade, na verdade, deve ser para poucos”, disse. Ao que parece, a política de redução das isenções da taxa de inscrição do ENEM cumpriu seu papel: reduziu a possibilidade dos brasileiros entrarem na faculdade e mostraram o real objetivo da política educacional do governo federal.
Publicidade
A jornalista baiana Jéssica Senra, apresentadora da TV Bahia e parte do rodízio de âncoras do 'Jornal Nacional',...
Que mês você nasceu? Existem grandes chances de ser entre março e maio. A razão é intrigante e tira o sono de...
No último final de semana, o cantor Nego do Borel foi expulso do reality show "A Fazenda" após ser acusado de estupro...
Parecia improvável, ou ao menos mais complexo do que se imaginava. Mas os 12 jovens tailandeses e o técnico do time...
Enquanto o movimento Time’s Up vem revelando e denunciando os abusos, desigualdades e assédios sexuais que...
Novas denúncias contra o ex-diretor do núcleo artístico de humor da Globo, Marcius Melhem,foram divulgadas ao...
Xuxa não consome mais carne. A apresentadora revelou em seu Instagram que decidiu cortar alimentos de origem animal de...
Um técnico em enfermagem foi preso nessa semana após ser denunciado pelos crimes de importunação sexual e estupro...
O assassinato brutal de um cachorro em uma loja do Carrefour em Osasco, na Grande São Paulo, respingou no MasterChef...