Ciência

Esquilos tem traços de personalidade tão diversos quanto humanos

Redação Hypeness - 29/09/2021

Há muito tempo, estudos apontam a similaridade da inteligência dos golfinhos com a dos humanos e de quão idêntico é o genoma humano com o dos símios. Uma recente pesquisa da Universidade da Califórnia coloca outro animal próximo dos humanos. Pesquisadores descobriram traços de personalidade em esquilos assim como os que existem em nós.

– Baleias jubarte vivem insegurança alimentar em nova crise provocada por emergência climática

O estudo apontou que os roedores apresentam quatro principais tipos de características comportamentais: ousadia, agressividade, sociabilidade e nível de atividade. A descoberta, publicada este mês na revista “Animal Behavior”, é a primeira a registrar a personalidade do esquilo terrestre com capa dourada, espécie comum na América do Norte.

A pesquisa, realizada em três anos, incluiu uma série de testes nos roedores. Os animais foram observados como reagem diante do espelho e o tempo de reação quando algo se aproxima deles na selva, por exemplo. Os resultados sugerem que entender como a personalidade de um animal influencia o uso do espaço é importante para a conservação da vida selvagem.

Para vê-los chiar e deslizar, parar e depois correr, o fato de os esquilos terrestres terem personalidade pode não parecer surpreendente. Mas o campo científico da personalidade animal é relativamente jovem, assim como o reconhecimento de que existem consequências ecológicas da personalidade animal“, destaca trecho da introdução ao estudo no site da Universidade da Califórnia em Davis. 

A autora principal do estudo, Jaclyn Aliperti, afirma que esquilos mais ousados ​​e mais agressivos podem encontrar mais comida ou defender um território maior, mas seu comportamento arriscado também pode torná-los vulneráveis ​​à predação ou acidentes.

Aliperti e seus parceiros na pesquisa destacam que dados e testes usados ajudam a crescer os número de estudos, embora que ainda pequeno sobre a individualidade dos animais: “O estudo da personalidade na gestão da vida selvagem pode ser especialmente importante ao prever as respostas da vida selvagem a novas condições, como mudanças ou destruição do habitat devido à atividade humana”, afirmou. 

– Golfinhos ‘falam’ entre si para combinar movimentos sincronizados; veja vídeo

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis têm analisado os esquilos terrestres com capa dourada no Laboratório Biológico das Montanhas Rochosas, em Gothic, no estado do Colorado, por mais de 30 anos. O local também  serve de estudo para o departamento  de vida selvagem, peixes e biologia da conservação da universidade. 

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.