Debate

Estado de sítio vira piada com direito a áudio de Marcelo Adnet imitando Bolsonaro

Redação Hypeness - 09/09/2021

Na última semana, uma notícia falsa surgiu nas redes sociais e afetou uma parcela da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro. Manifestantes que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal acabam acreditando que o chefe do executivo havia decretado um ‘estado de sítio’ para atender as demandas golpistas do ato que se deu no último dia 7 de setembro.

– MP das fake news: entenda riscos de ataque de Bolsonaro ao Marco Civil da internet 

Homem chora ao acreditar que presidente teria instaurado estado de sítio no Brasil; caso evidencia realidade paralela em que vive base de apoio do governo

Confira os vídeos:

– Titi Muller critica presença de ex-Globo em manifestações golpistas de Bolsonaro 

Mas, para isso, é necessário entender o contexto.

Após as manifestações no dia 7, diversos grupos de caminhoneiros começaram a fazer uma greve para instaurar um locaute no país.

O presidente Jair Bolsonaro enviou um áudio para esses manifestantes pedindo que liberem as estradas para evitar desabastecimento e alta no preço dos combustíveis.

– Samantha Schmutz alfineta Luciano Huck por voto em branco e lembra Paulo Gustavo

Os caminhoneiros acreditaram que o áudio era falsificado e passaram a acreditar que o presidente havia instaurada um “estado de sítio” no país.

Marcelo Adnet gravou um áudio brincando sobre a manifestação:

Agora, sem brincadeira: o presidente não pode declarar, sozinho, o estado de sítio. Para realizar tal ato, ele precisa, primeiramente, convocar o Conselho da República (formado pelos presidentes dos poderes e os líderes da maioria e da minoria na Câmara e no Senado), e, posteriormente, levar a questão ao Congresso Nacional, que deve aprovar por maioria absoluta a implementação do estado de sítio.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.