Diversidade

Estrela de ‘Elvira’ contraria ideais machistas ao revelar união homoafetiva de 19 anos

Vitor Paiva - 28/09/2021 | Atualizada em - 01/10/2021

Famosa pela personagem Elvira, a atriz estadunidense Cassandra Peterson revelou em sua recém lançada autobiografia, seu relacionamento amoroso lésbico de 19 anos com Teresa Wierson – cujo a fotografia foi mostrada recentemente pela atriz de 70 anos em entrevista. Mais do que simplesmente dividir a relação com o público, Peterson trouxe importantes e interessantes reflexões sobre a forma como as pessoas e mesmo a mídia percebem, compreendem e noticiam um relacionamento entre duas pessoas – sejam quais forem as identidades de gênero.

Cassandra Peterson como a personagem Elvira

Cassandra Peterson como a personagem Elvira © Wikimedia Commons

-Leonardo Vieira, ex-ator da Globo, relata ameaças de morte por ser gay

“É engraçado. Quero dizer, as pessoas chamam de ‘assumir’, e acho que de certa forma é. Eu nunca fui gay e não me sinto como. Acho, você sabe, agora existe algo não-binário, fluido de gênero, qualquer coisa”, afirmou Peterson, no programa “The Tamron Hall Show”. A entrevista aconteceu para divulgação do livro de memórias Yours Cruelly, Elvira: Memoirs of the Mistress of the Dark (Cruelmente, Elvira: memórias da Rainha das Trevas, em tradução livre), que relata a longeva relação homoafetiva pela primeira vez.

Cassandra com sua namorada, Teresa Wierson

Cassandra com sua namorada, Teresa Wierson © Cassandra Peterson/arquivo pessoal

-Acervo Lésbico Brasileiro está construindo uma biblioteca virtual de acesso gratuito; apoie

“Eu me apaixonei por alguém que conheci, que eu realmente amei, e ela era uma mulher. Sempre me pergunto:’ Você se tornou gay de repente, depois de 50 anos? Uau! O que há com isso? ‘Acho que não, porque ainda me sinto atraída principalmente por homens. Oh, adora quando estamos andando na rua e um cara gostoso passa e eu fico tipo… Isso a deixa louca! Mas sinto atração por homens”, afirma Peterson, na entrevista. “Eu me apaixonei por uma pessoa em particular de quem sou amiga há muitos anos. E então o relacionamento ficou mais profundo, estamos juntas há 19 anos e é fantástico”, concluiu.

A foto que Cassandra revelou durante a entrevista

A foto que Cassandra revelou durante a entrevista © Cassandra Peterson/arquivo pessoal

-11 frases homofóbicas que você precisa tirar agora do seu vocabulário

A hipersexualizada personagem sempre foi vista também como ícone da cultura LGBTQIA+, e a atriz afirma também que se preocupou com a forma como a notícia poderia ser recebida pela comunidade. “Fiquei preocupada com meus fãs LGBTQ, e pensei: ‘Será que eles vão me ver como uma grande hipócrita?’ já que eu tanto falo sobre sair do armário, ser quem se é, e então estou escondendo esse segredo gigante”, comentou, para em seguida deixar claro que vem recebendo nada além de amor, apoio e incentivo por seus fãs, especialmente dentro da comunidade LGBTQIA+.

Cassandra Peterson

A atriz de 70 anos revelou estar no relacionamento há 19 anos © Cassandra Peterson/arquivo pessoal

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.