Futuro

Freedom: a cidade que está sendo construída nos EUA para se tornar um paraíso para famílias negras

Vitor Paiva - 10/09/2021

A partir do assassinato de George Floyd e outros tantos casos de crimes raciais cometidos contra a população negra nos EUA em 2020 que o impulso para a criação da cidade de Freedom, no estado da Georgia, nasceu. Sob a inspiração da onda de protestos que tomou conta do país a partir do terrível ocorrido – e de um histórico de vilas, centros comunitários e cidades negras construídas no passado como meio de resistência e superação desde o período da escravidão – 19 famílias negras se reuniram para adquirir um imenso terreno no condado de Wilkinson, próximo à cidade de Macon, a fim de oferecer para populações negras aquilo que o nome da futura cidade, a ser construída no local, traduz: liberdade.

The Freedom Georgia Initiative

Atualmente o terreno está sendo preparado, e em breve um lago será construído como marco zero da cidade © The Freedom Georgia Initiative/Facebook

-‘Wakanda’ de Akon será cidade na África e terá energia 100% renovável

O projeto curiosamente nasceu de um anúncio impreciso, que afirmava que a cidade de Toomsboro, próximo ao local onde o assentamento de Freedom vem sendo construído, estaria toda à venda – com seus edifícios e construções intactas incluídas – por “apenas” 1,7 milhão de dólares. As amigas Renee Walters e Ashley Scott se animaram com a hipótese de construir uma comunidade para que as suas e outras famílias pudessem viver com segurança e sem medo. Rapidamente as autoridades esclareceram, porém, que não era a cidade, mas sim um grande terreno próximo ao local com cerca de 390 mil metros quadrados, que estava à venda. A oportunidade, portanto, permanecia, e as amigas decidiram seguir em frente.

The Freedom Georgia Initiative

Os 39 hectares de terreno foram transformados atualmente em 200, onde a cidade será construída nos próximos anos © The Freedom Georgia Initiative/Facebook

-Policial estrangula jovem negro em SP cena idêntica ao caso George Floyd

Outras 17 famílias foram convocadas para participar do projeto, comprar o terreno e começar a construção de Freedom que, segundo o perfil da cidade no Instagram, será um “paraíso seguro para famílias negras, centrado em sustentabilidade, soberania alimentícia e cura de propriedade de mulheres”. O plano, portanto, é desenvolver uma cidade funcional e autossuficiente nos próximos anos, utilizando a mão de obra das próprias famílias, bem como de voluntários e interessados, e a participação de apoiadores através de uma campanha de financiamento coletivo que vem ajudando a viabilizar os primeiros passos para a criação da cidade chamada Liberdade no estado da Georgia – atualmente o assentamento cresceu e já alcançou mais de 2 quilômetros quadrados.

The Freedom Georgia Initiative

O projeto mostrando como será Freedom quando estiver pronta © The Freedom Georgia Initiative/Reprodução

Soul City, cidade construída nos anos 60, uma das inspirações para Freedom

Soul City, cidade construída nos anos 60, uma das inspirações para Freedom © The Freedom Georgia Initiative/Facebook

-Cidade sustentável capaz de acolher 5 milhões está para ser construída em deserto dos EUA

Quando pronta, a cidade terá, junto de uma área residencial, um grande centro comercial e uma zona industrial, uma fazenda agrícola que produzirá alimento para todos e uma fazenda de energia solar para a região – assim como diversas outras iniciativas ambientalmente sustentáveis. Além de honrar a memória de Floyd e tantas outras vítimas do racismo no país, a construção de Freedom é inspirada nas “Freedom Towns”, iniciativas semelhantes que remontam ao século XIX quando, ao fim da escravidão, populações negras se reuniram para construir cidades onde poderiam viver com segurança e liberdade: a maioria delas, porém, foi atacada e destruída por supremacistas brancos ou por pressões econômicas, e atualmente somente 13 dessas cidades negras ainda resistem no país – em breve, no entanto, felizmente serão 14.

The Freedom Georgia Initiative

A beleza natural do terreno onde Freedom será construída © The Freedom Georgia Initiative/Facebook

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.