Futuro

Google abre vagas para pessoas negras na área de tecnologia em BH

Vitor Paiva - 14/09/2021

Vagas de estágio em tecnologia para pessoas negras foram recentemente abertas pelo Google em Belo Horizonte. Com foco na área de engenharia de software diretamente para o escritório da empresa localizado na capital mineira, a oportunidade é direcionada a pessoas que estejam matriculadas em cursos do setor de tecnologia, como Ciências da Computação ou Engenharia da Computação, entre outros, com término previsto para o primeiro semestre de 2024, em instituições localizadas na cidade: o estágio começará em março de 2022 e terá duração de 2 anos, até março de 2024.

Primeira turma do programa Next Step, de 2019

Primeira turma do programa Next Step, de 2019

-Representatividade negra na comunicação é tema de debate no ‘Prosa’. Apenas isso basta?

De acordo com comunicação, os interessados devem possuir conhecimento básico de linguagem de programação em C, C++, Java, JavaScript ou Python, assim como domínio básico de inglês para a prática. As inscrições começaram a ser recebidas no último dia 8, e vão até o dia 24 de setembro pela plataforma Olabi: eventos virtuais em desenvolvimento serão realizados com participação dos convidados em outubro, através dos quais os participantes serão apresentados à Cultura do Google. As habilidades serão avaliadas em entrevistas, a serem realizadas no mês de novembro.

Samanttha Neves, efetivada em abril como Líder de Análise, participou da primeira turma do Next Step

Samanttha Neves, efetivada em abril como Líder de Análise, participou da primeira turma do Next Step

-Ambev anuncia programa para contratar 80 estagiários negros

A oportunidade é parte do Programa Next Step, iniciado em 2019 e que já foi realizado em duas edições anteriores com objetivo de ampliar nos quadros da empresa a justa representatividade negra. “Em um país tão desigual, em que o racismo é sistêmico e as opressões de um passado escravocrata se reproduzem até hoje, criar processos direcionados é uma forma de ampliar os olhares das empresas e fazer chegar até elas novos talentos”, afirma comunicado sobre a iniciativa na plataforma. Além da oportunidade para Belo Horizonte, vagas para estagiários na área de negócios serão oferecidas para o escritório de São Paulo.

João Victor Nascimento hoje trabalha como Gerente de Contas, e também participou da primeira turma, de 2019

João Victor Nascimento hoje trabalha como Gerente de Contas, e também participou da primeira turma, de 2019

-Repórter celebra quebra de padrão na Globo: ‘Gordo negro e pobre chegou lá’

O programa é parte de um compromisso global do Google com aumento na representatividade de profissionais negros em 30% para cargos de liderança e em dobro para todos os níveis de carreira até 2025 – vale lembrar que, ainda que não seja garantida, após o fim do período de estágio, é possível a efetivação do estagiário ou estagiária em determinado cargo. “Sabemos que o Next Step é apenas um passo nesse processo e ainda temos muito a avançar, mas temos ouvido relatos encorajadores dos estagiários da primeira turma do Next Step”, diz texto no blog oficial do Google sobre o programa. “A maioria deles foi efetivada após o fim do estágio, um sinal que nos mostra que estamos indo na direção certa”, conclui.

Detalhe da área comum do escritório do Google em Belo Horizonte

Detalhe da área comum do escritório do Google em Belo Horizonte

Publicidade

© fotos: Google/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.