Ciência

Hubble captura ‘espada flamejante’ resultado de uma rara ocorrência celestial

Redação Hypeness - 02/09/2021 | Atualizada em - 06/09/2021

O telescópio Hubble conseguiu registrar, em imagens, um evento espacial de tirar o fôlego. Semelhante a uma “espada flamejante”, ele é conhecido como objeto de Herbig-Haro e consiste na interação entre o gás produzido por estrelas jovens e sobras de poeira e nuvens que estão por perto. 

– Telescópio com tecnologia brasileira localiza estrela mais velha que o Sol

O objeto fotografado é chamado de HH111. Ele está a cerca de 1,3 mil anos-luz da Terra, na Constelação de Orion. Em circunstâncias semelhantes, eventos celestes como esse são difíceis de serem fotografados porque o gás e a poeira ao redor costumam absorver boa parte da luz visível. 

De acordo com a Agência Espacial Europeia, é preciso que uma série de fatores aconteça para que esse tipo de objeto se forme. Quando estrelas novas nascem, elas acabam por expelir jatos fortes de gás que podem colidir com nuvens de poeira e outros gases. O encontro acontece a centenas de quilômetros por segundo.

– NASA disponibiliza centenas de softwares para download gratuito

As imagens foram obtidas graças à Wide Field Camera 3 (WFC3), do telescópio Hubble. Quatro filtros foram usados para mostrar os vários comprimentos de onda. 

O WFC3 obtém imagens em comprimentos de onda ópticos e infravermelhos, o que significa que observa objetos em uma faixa de comprimento de onda semelhante à faixa que os olhos humanos são sensíveis e uma faixa de comprimentos de onda que são ligeiramente longos demais para serem detectados pelos olhos humanos”, explicaram os astrônomos responsáveis pelo telescópio.

– Ciência analisa corrente formada por quase 500 estrelas que teriam nascido juntas e se movem na mesma direção na Via Láctea

 

Publicidade

Foto: Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.