Inovação

Inventaram um absorvente reutilizável que de fato se parece com um absorvente

Redação Hypeness - 14/09/2021

De copos coletores a calcinhas menstruais, muito tem sido investido para tornar esta necessidade mensal feminina mais ecológica e, ao mesmo tempo, dar às mulheres paz de espírito. Nenhuma solução até aqui parece perfeita, mas uma novidade pode chegar para ocupar esse lugar. LastPad é um produto reutilizável para menstruação que tem como base a conveniência de um absorvente, porém sustentável.

LastPad é um absorvente reutilizável que de fato se parece com um absorvente

A peça inovadora foi concebida pela designer dinamarquesa Isabel Aagaard, dona de uma empresa chamada LastObject que se concentra em fazer itens de higiene e beleza tradicionalmente descartáveis ​​em versões sem desperdício.

À primeira vista, o LastPad se parece com uma toalha higiênica, exceto por ser da cor preta. Porém, é mais do que uma mera imitação do absorvente descartável. O LastPad levou dois anos para ser feito, em parceria com um “fabricante de lingerie de luxo” não especificado, até chegar na fórmula perfeita que une conforto e durabilidade.

Com 3 camadas, o absorvente garante toque seco e a retenção do fluxo

Três camadas formam o produto, cada uma com uma função específica para manter a sensação de frescor na roupa.

Há um revestimento superior tecido com pequenos funis para mantê-lo rapidamente seco ao toque enquanto os fluidos menstruais entram na próxima camada. Traços de prata também são incorporados ao componente superior para absorver odores.

A seção do meio é feita com 100% de bambu, que é superabsorvente – 40% mais do que algodão, segundo Aagaard disse ao TechCrunch. Finalmente, a camada inferior é uma capa “à prova de vazamentos” feita de Poliuretano Termoplástico (TPU).

Como o LastPad é lavável, ele não pode ter as mesmas fixações adesivas que prendem os absorventes higiênicos descartáveis ​​à parte interna da roupa íntima. Ao invés da cola, ele ainda tem abas, embora feitas com um fecho de velcro que é “completamente macio”.

Aagaard até diz ao TechCrunch que quando testado em um passeio de bicicleta – “esse é como o grande teste” – os fechos de velcro parecem nada. Uma tira de silicone pegajosa e resistente à lavagem na base ajuda a aderir ainda mais o absorvente à calcinha.

“Não foi tão simples quanto pensei que seria … você tem que entender a viscosidade do sangue, por exemplo, em comparação com a água”, explica Aagaard. “E também um fluxo não é apenas sangue. Há muitas outras coisas que saem. Portanto, está levando todas esses fatores em consideração”.

Tal como acontece com absorventes regulares, não é um tamanho único. LastPads vem com protetor de calcinha, fluxo diurno e opções noturnas de serviço pesado para gerenciar vários níveis de fluxo.

É importante ressaltar que o LastPad foi projetado com a sustentabilidade em mente. A marca anuncia que um único LastPad pode resistir a pelo menos 240 lavagens e, como pode ser comprado em um pacote, levará anos até que o usuário o substitua. Isso potencialmente evita que centenas de absorventes descartáveis ​​acabem em aterros sanitários.

Cada absorvente reutilizável chega com uma bolsa de tecido, disponível em várias cores, para ser armazenada até a próxima lavagem. As usuárias também podem lavar o absorvente interno dentro da bolsa e removê-lo apenas para secar.

No entanto, considerando que você não pode usar o mesmo absorvente todos os dias, um pacote seria necessário para durar um período inteiro. Isso ainda é mais amigável no planeta do que pensos higiênicos descartáveis, como afirma a LastObject. A empresa compara isso a ter conjuntos de meias e roupas íntimas, que você normalmente usaria até a hora de lavar a roupa.

Depois de alguns anos de pesquisa e desenvolvimento, o LastPad está pronto para entrar no mercado. Atualmente, está no modo Kickstarter e a LastObject projeta começar a enviar as primeiras peças ​​em fevereiro de 2022.

“Estamos vendo conversões incríveis”, descreve Aagaard. Ela acredita que é porque não há nada como o LastPad no mercado. “Agora, você pode ver no mercado que haverá absorventes que são mais como feitas em casa ou faça você mesmo – e queríamos realmente fazer uma versão exclusiva e muito inovadora disso – que tem muito dos benefícios da versão descartável”.

O produto deve começar a ser comercializado por um valor de $ 60 dólares, no pacote com três unidades – mas a ideia é que a economia, tanto no bolso quanto no planeta, sejam sentidas a longo prazo.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.