Ciência

Maconha medicinal pode ser eficaz contra a covid longa, sugere estudo

Redação Hypeness - 22/09/2021

A chamada “Covid longa” afeta entre 10% e 20% das pessoas infectadas pela doença. Os efeitos a longo prazo — como cansaço, dor de cabeça e perda de olfato e paladar — têm exigido esforços redobrados de médicos e cientistas para tentar explicar esse tipo de situação. 

– Covid provoca queda de cabelo em 25% dos casos; entenda

Uma linha experimental de pesquisa indica que o canabidiol (CBD), substância extraída da cannabis, pode auxiliar no tratamento da enfermidade. Muito já se sabe sobre os efeitos positivos dele contra inflamações e outros sintomas semelhantes aos apresentados por pacientes com Covid longa. 

Por conta disso, o Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está avançando nas pesquisas sobre o uso do CBD para os contaminados pelo Sars-CoV-2. A pesquisa vai começar diretamente na fase 3, que permite o teste com humanos. Isso porque a substância já foi analisada em estudos semelhantes. 

– Espinafre é segredo para uma vida longa e saudável, apontam estudos

Ao todo, 300 pacientes afetados pela Covid longa vão participar do estudo, que deve durar três meses. Todos os voluntários tiveram algum sintoma de Covid longa que prejudicou sua qualidade de vida. 

Pelos efeitos descritos com o CBD, eu acredito que esses pacientes têm muita chance de ter benefícios com essa medicação e a hipótese do estudo é que o canabidiol é superior ao tratamento usual para esse tipo de paciente”, afirma Edimar Bocchi, coordenador da pesquisa, em entrevista à “Folha de SP”.

No começo do ano, um estudo feito por cientistas americanos da Universidade de Chicago sugeriu que o canabidiol pode interromper a disseminação da Covid-19 nas células pulmonares e até mesmo inibir a contaminação pelo novo coronavírus.

– Paciente tem perda auditiva repentina após contaminação por Covid-19

Publicidade

Destaques: Getty Images e Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.