Inspiração

Maria Carolina Santiago: 3 ouros na estreia em Paralimpíadas e um lugar na história do esporte do Brasil

Redação Hypeness - 02/09/2021


Maria Carolina Santiago, 33, fez história ao conquistar três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em sua estreia nas Paralimpíadas. Além de ter se garantido como a maior vencedora individual de medalhas durante as Paralimpíadas, a brasileira ingressa como a maior vencedora de medalhas em uma única edição dos Jogos (somando Olimpíadas e Paralimpíadas).

– ‘Xereca na mesa’: campeã de skate, Karen Jonz diverte com análises da modalidade nas Olimpíadas 

Maria Carolina Santiago é a maior medalhista das Paralimpíadas de Tóquio 2020; foram três ouros, um bronze e uma prata.

Ela levou o ouro nos 50 metros livre S13 e quebrou o recorde paralímpico da categoria. Além disso, levou a dourada nos 100m livre S12 e 100m peito S12, em que também bateu o recorde das Paralimpíadas. Maria Carolina conclui com um bronze nos 100m costas da classe S12 e com uma prata no revezamento 4×100 da classe S2.

– Paralimpíadas: tudo o que você precisa saber sobre os principais atletas do Brasil 

Apesar dos recordes, a trajetória de Maria Carolina nas piscinas foi tortuosa: ela começou a nadar cedo, mas teve de interromper a vida nas águas aos 17 por um acúmulo de água nas retinas, que a cegou completamente. Dez anos depois, voltou à natação. Agora, fez sua tardia (mas gloriosa) estreia nos Jogos Paralímpicos.


“Eu sempre fui apaixonada pela natação. É onde eu me sinto melhor, onde eu me sinto feliz. Eu sinto essa sensação de estar onde eu queria estar. É minha melhor versão”, disse a atleta na Encontro com Fátima Bernardes, programa da TV Globo. “Eu tenho vivido os melhores momentos da minha vida. Que esses resultados importantes no feminino possam inspirar novas atletas. Que outras meninas vejam que é possível”, desejou.

– Paralimpíadas: cannabis medicinal fora da lista antidoping ajuda no rendimento de atletas

O Brasil está em sexto lugar no quadro de medalhas das Paralimpíadas de Tóquio, com 19 medalhas de ouro, 13 de prata e 22 de bronze. São 54 no total, maior número de medalhas no Brasil da história dos Jogos Paralímpicos.

Publicidade

Fotos: Ale Cabral/CPB


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.