Debate

Masp apresenta projeto de reforma que inclui prédio de 14 andares

Redação Hypeness - 03/09/2021

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) irá expandir seu acervo e seus domínios. Em 2024, o museu considerado referência na América Latina ganhará mais um edifício para exposições. O antigo Edifício Dumont-Adams se tornará Pietro Maria Bardi, terá 14 andares e uma passarela subterrânea entre ele e o prédio principal do mais querido museu paulista.

– Lina Bo Bardi: conheça obras icônicas da arquiteta além do MASP 

Casacor/Divulgação

Conexão entre prédio do vão e novo edifício será subterrânea. Novo edifício promete expandir a capacidade de exposições do Museu de Arte de São Paulo

O novo prédio, projetado pelo escritório METRO, terá 14 andares, bibliotecas, café e mais cinco ambientes de exposição para os amantes da arte. Além disso, o prédio foi planejado para abrigar salas de aula e locais para restauro de obras do acervo do MASP, bem como duas galerias multiúso.

– ‘Tarsila Popular’ supera Monet e é a exposição mais vista no Masp em 20 anos 

“O acervo do MASP vem crescendo. Nosso plano é que o edifício Lina seja dedicado à exposição das obras que pertencem à coleção do museu, sobretudo nas áreas do subsolo. Já as novas galerias deverão ser ocupadas com exposições temporárias, todas com pé-direito alto e equipadas com sistema de climatização e iluminação de última geração”, conta Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP.

“Atualmente, a programação do museu tem um cronograma apertado e esses espaços vão proporcionar um respiro maior no calendário e uma melhor organização na narrativa das exposições”, conclui.

– Pinacoteca de São Paulo une arte, luta e ancestralidade na exposição ‘Enciclopédia negra’ 

A previsão é que o novo edifício seja inaugurado em janeiro de 2024. A área total do MASP será de 17.680 m² (hoje é de cerca de 10 mil quilômetros quadrados). O projeto terá custo de R$ 180 milhões e será integralmente custeado por doações de pessoas físicas.

Publicidade

Fotos: Casacor/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.