Ciência

Menor bebê prematuro do mundo: como está criança que nasceu com apenas 200 gramas

Redação Hypeness - 13/09/2021

Quando Yu Xuan nasceu no ano passado, sua sobrevivência era considerada, por si só, um milagre. Sua mãe teve um episódio de pressão alta e teve que fazer um parto de emergência. Yu Xuan nasceu prematura com seis meses de gestação, 212 gramas e media 24 centímetros.

– Bebê mais prematuro do mundo dribla 1% de chance de vida e celebra aniversário de 1 ano

“A gente não esperava um bebê tão pequeno. Só sabíamos que seria um parto de alto risco”, disse o médico responsável pela cesariana que deu vida a Yu Xuan.

Yu Xuan é um milagre da ciência; segundo contagem oficial, ela é a menor bebê já nascida em todo o planeta

De acordo com a Universidade de Iowa, que registra as menores crianças já nascidas no planeta, Yu Xuan é, de fato, o menor bebê da história desde o início dos registros, há 80 anos atrás.

– Hospital surpreende mães de bebês prematuros com um adorável ensaio de Dia das Mães

Um ano depois, Yu está pesando mais de 6 quilos e 300 gramas. Foram mais de 13 meses internada até que ela recebesse alta do hospital da Universidade Nacional de Singapura, onde nasceu. Agora, ela irá conhecer a sua casa. Xuan ainda terá que utilizar um respirador, mas os médicos acreditam que em breve ela poderá abandonar o aparelho.

Os médicos acreditam que a sobrevivência de Yu é uma prova dos avanços da ciência.

– Polvos de crochê ajudam bebês prematuros a crescer com tranquilidade e saúde

“Contra todas as probabilidades, com complicações de saúde presentes no nascimento, ela inspirou pessoas ao redor dela (e no mundo todo) com sua perseverança e seu crescimento, algo que faz dela uma extraordinária ‘criança covid’, um raio de esperança no meio do caos em que vivemos”, disse o hospital em nota oficial.

Os custos de tratamento do bebê foram oriundos de uma vaquinha, que levantou mais de 1 milhão e 400 mil reais.

Publicidade

Fotos: Divulgação/National University Hospital of Singapore


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.