Inspiração

Milhares barracas abandonadas em festival são recolhidas por instituição e doadas a refugiados

Redação Hypeness - 16/09/2021

Milhares de barracas (e muito lixo) foram deixadas para trás pelos frequentadores do Reading Festival, que aconteceu na última semana de agosto em uma fazenda na cidade de Reading, na Inglaterra. O fato gerou preocupação entre os ambientalistas, mas uma instituição que atende pessoas refugiadas foi quem salvou o dia (duplamente).

Depois que muitos dos 90.000 participantes do evento abandonaram equipamentos de camping, entre barracas, sacos de dormir e muito lixo, a Herts For Refugees foi até o lugar e recolheu 2.300 tendas e 500 sacos de dormir que serão doados aos refugiados que vivem nos portos franceses de Dunquerque e Calais.

Angus Clark, CEO da instituição de caridade, disse que as barracas eram necessárias no norte da França depois que o chamado campo “Jungle” para refugiados foi liberado em 2016. “No inverno pode ser bastante desesperador, então as coisas que salvamos de festivais como Reading podem realmente salvar vidas”, disse à BBC.

Uma operação de limpeza de duas semanas começou na primeira semana de setembro, quando os organizadores do festival permitiram que a Herts e uma série de instituições de caridade recuperassem equipamentos e alimentos deixados para trás.

Milhares barracas abandonadas em festival de música são recolhidas por instituição e doadas a refugiados

Apesar da grande oportunidade de doação dos materiais resgatados para pessoas em situação de emergência, Angus Clark ressaltou que o mais sustentável seria que as tantas pessoas que estiveram no evento recolhessem e levassem para casa sua própria bagunça. “O panorama ambientalmente mais amplo deve ser considerado… só podemos levar uma pequena quantidade em comparação com o que foi deixado para trás”, disse.

O festival foi notícia em diversos veículos de imprensa ingleses com duras críticas ao desleixo do público. Os organizadores não comentaram o caso.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.