Arte

Mona Lisa ganhou estátua de bronze com bumbum de fora após desafio de Banksy

Vitor Paiva - 21/09/2021 | Atualizada em - 23/09/2021

Já imaginou como seria a bunda da Mona Lisa? Pois é isso que a nova escultura do artista inglês Nick Walker revela: não só a Gioconda, de Leonardo da Vinci, em três dimensões e tamanho “real”, como mostrando orgulhosamente as próprias nádegas para o público. Natural da cidade de Bristol, ao sudeste da Inglaterra, Walker tirou a inspiração de uma provocação vinda de seu mais famoso conterrâneo: após Banksy afirmar que nada mais poderia ser feito a partir da mais famosa pintura de todos os tempos, Walker inicialmente pintou a Mona Lisa mostrando a bunda, e agora tornou a pintura em escultura para exposição especial.

Moona Lisa

A peça é posicionada em posição central na exposição © M-Shed Bristol

-Suposto rascunho de Mona Lisa nua feito por Da Vinci é descoberto por curador

intitulada “Moona Lisa”, a escultura pesa 260 kg e mede 1,80 metro, e partiu de uma imagem capturada em 360 graus de uma modelo vestida como a Mona Lisa retratada na pintura original para ser realizada. A partir de tal imagem, um modelo digital foi criado sobre o qual o molde para a escultura final, feita em bronze, foi criada. “Pela primeira vez, essa estátua única será exibida em uma exposição que celebra o movimento internacional da street art, focando no papel central que Bristol possui”, diz texto no site do artista, que surgiu na década de 1980 na cidade para se tornar um dos mais celebrados nomes da cena de arte de rua de Bristol.

A peça em grafite e, à direita, em quadro que foi a leilão

A peça em grafite e, à direita, em quadro que foi a leilão © Nick Walter/reprodução

-Ela foi desafiada a recriar a Mona Lisa só com maquiagem – e o resultado é incrível

A escultura será uma das peças mais importantes da exposição de Vanguard: Bristol Street Art, the Evolution of a global journey (Vanguarda: a street art de Bristol e a evolução de uma jornada global, em tradução livre)  ocorrendo no M Shed, um museu localizado na região das docas da cidade, focado na arte e na história de Bristol. A exposição retrata a importância dos artistas locais no desenvolvimento da arte de rua britânica, tendo Walker e Banksy como dois dos mais importantes nomes de arte contemporânea no país e no mundo.

-Como Banksy se esconde na hora de fazer suas intervenções artísticas?

A “Moona Lisa” original foi criada em grafite e depois em quadro propriamente em 2008, tendo alcançado o valor de 54 mil libras, equivalente a cerca de 345 mil reais atuais, em leilão da época – superando em três vezes o valor então estimado. “Eu tento incluir um elemento de humor e ironia em alguns dos meus trabalhos, para trazer um pouco de alívio às paredes”, diz Walker, em texto de apresentação em seu site. “A pintura é uma forma de escapismo para mim, e se meu trabalho permitir que o espectador faça a mesma coisa, eu então terei alcançado muito mais do que meu objetivo”, diz. A exposição com as reluzentes nádegas da Mona Lisa ficará no museu M Shed, em Bristol, até 31 de outubro.

O artista preparado a escultura para a exposição

O artista preparado a escultura para a exposição © Nick Walker/Instagram

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.