Futuro

Mulheres afegãs posam com roupas coloridas em protesto contra o Talibã 

Redação Hypeness - 28/09/2021

Após saírem às ruas para protestar contra o governo Talibã, as mulheres afegãs tomaram as redes sociais com a hashtag #DoNotTouchMyClothes, “não mexa nas minhas roupas”, em tradução livre. A manifestação online foi uma forma de pedir pela liberdade das mulheres e pela preservação dos seus direitos. 

Afeganistão: a saga do intérprete que fugiu do Talibã com ajuda de repórter

Mulheres afegãs ao redor do mundo usaram a hashtag acompanhadas de publicações em que apareciam sorrindo e vestindo roupas coloridas. O protesto foi uma resposta a uma ação orquestrada pelo Talibã que colocou 300 mulheres totalmente cobertas com roupas pretas na Universidade de Cabul. 

Durante o ato do governo, as mulheres presentes disseram que apoiavam a ausência feminina em cargos governamentais e a segregação por gênero nas universidades.

Mas há quem acredite que quem estava por debaixo das burcas mesmo eram homens. 

Eu soube imediatamente que não havia nada de ‘real’na imagem (das mulheres pró-Talibã)”, disse a influencer Ariana Delawari ao “VICE World News”. “Depois da revolta inspiradora de mulheres nas ruas de todo o Afeganistão – cantando alto, usando o que quisessem e resistindo ao Talibã – não havia como elas se sufocarem de propósito durante a noite.” ⁣

O Talibã já está limitando a liberdade das mulheres. Eu não tenho nada a perder. Ou eu fico trancada em casa, sem conseguir estudar, ou eu saio para lutar. Mesmo que eu corra risco de morrer, mesmo que eles me matem, é melhor do que ser silenciada“, afirmou a jovem Samira, da Universidade de Cabul, ao “Guardian”.

 

.

Publicidade

Fotos: Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.