Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após saírem às ruas para protestar contra o governo Talibã, as mulheres afegãs tomaram as redes sociais com a hashtag #DoNotTouchMyClothes, “não mexa nas minhas roupas”, em tradução livre. A manifestação online foi uma forma de pedir pela liberdade das mulheres e pela preservação dos seus direitos.
– Afeganistão: a saga do intérprete que fugiu do Talibã com ajuda de repórter
Mulheres afegãs ao redor do mundo usaram a hashtag acompanhadas de publicações em que apareciam sorrindo e vestindo roupas coloridas. O protesto foi uma resposta a uma ação orquestrada pelo Talibã que colocou 300 mulheres totalmente cobertas com roupas pretas na Universidade de Cabul.
Durante o ato do governo, as mulheres presentes disseram que apoiavam a ausência feminina em cargos governamentais e a segregação por gênero nas universidades.
Mas há quem acredite que quem estava por debaixo das burcas mesmo eram homens.
“Eu soube imediatamente que não havia nada de ‘real’na imagem (das mulheres pró-Talibã)”, disse a influencer Ariana Delawari ao “VICE World News”. “Depois da revolta inspiradora de mulheres nas ruas de todo o Afeganistão – cantando alto, usando o que quisessem e resistindo ao Talibã – não havia como elas se sufocarem de propósito durante a noite.”
“O Talibã já está limitando a liberdade das mulheres. Eu não tenho nada a perder. Ou eu fico trancada em casa, sem conseguir estudar, ou eu saio para lutar. Mesmo que eu corra risco de morrer, mesmo que eles me matem, é melhor do que ser silenciada“, afirmou a jovem Samira, da Universidade de Cabul, ao “Guardian”.
.
Publicidade
Já está ativa no site do Procon de São Paulo, uma área específica para receber denúncias de racismo em...
A onda de protestos contra o racismo que vem varrendo o mundo desde o brutal assassinato de George Floyd levou...
Desde o início da pandemia e da recomendação do uso de máscaras como meio para evitar o contágio pela Covid-19 que...
De todas as embalagens que poluem oceanos e ameaçam animais, o anel plástico que envolve latinhas de cerveja é uma...
Fascinado pelo mundo digital, vivo imerso nesse universo. Sempre estou em busca de novidades. É incrível ver o mundo...
Mais uma barreira do preconceito cai. A Agência Mundial Antidoping liberou a utilização de cannabis medicinal (CBD)...
“O que está crescendo no quintal da vovó?”. Assim pode ser traduzido o título do livro de Susan Soares, que...
Enquanto o mundo assiste atônito ao avanço do novo coronavírus, classificado como pandemia pela Organização...
Em Salvador, um dos mais emblemáticos sobrenomes da história da luta contra a ditadura militar brasileira voltou a...