Criatividade

Museu do pinball será fechado e seus 1700 fliperamas leiloados

Yuri Ferreira - 29/09/2021 | Atualizada em - 04/10/2021

O Museu do Pinball era considerado um dos maiores fliperamas do mundo e reunia o maior acervo de jogos históricos de todo o planeta terra. Com mais de 1700 jogos disponíveis durante apenas 9 dias do ano, a era local considerado um dos mais importantes pontes para os anos 70 e 80, quando os arcades estavam no auge.

– ‘Coisas estranhas’? Museu em Seattle recria infância e adolescência nos anos 1980 

Museu do Pinball era considerado maior acervo do mundo no tema e referência histórica sobre uma fase dos jogos que marcou a cultura pop

Antes da pandemia, o local abria apenas por 9 dias durante o ano, mas era certo de que o ambiente ficaria lotado nessas datas. Porém, com o baque econômico da pandemia, o entusiasta de arcades e dono do museu John Weeks decidiu fechar o local e afirmou que irá colocar todos os objetos do acervo para leilão.

– 5 criações dos anos 80 que nunca envelheceram 

Boa parte dos objetos já foram vendidos e, segundo a Captain’s Auction Warehouse,  que irá comandar os leilões, todos os ítens do antigo museu somam mais de US$ 8 milhões ou R$ 43 mi. “É muito triste ver o nosso Museu do Pinball fechar suas portas, mas estou confiante que a Captain’s Auction Warehouse irá direcionar os games para o caminho correto, foi isso que eles fizeram durante todos esses anos”, afirmou John Weeks ao Desert.

Entre os ítens leiloados estão clássicos fliperamas como “Addams Family Gold Special”, “Big Bang Bar” e “Magic Girl”. Além disso, o acervo do museu também conta com jogos de Atari e outros fliperamas. Wars Cockpit, ”Atari’s“ Paperboy ”, Exidy“ Death Race ”e“ Bally Midway Discs of Tron ”.

– Fita do Super Mario Bros. lacrada desde 1986 é leiloada – por milhões de reais 

“Existem outros museus de fliperama abrindo ao redor do planeta, mas nenhum será como esse. Essa era a verdadeira Disneylândia dos museus de pinball”, contou o antigo dono do local à CNN.

Publicidade

Fotos: Reprodução / Instagram / Museu do Pinball


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.