Arte

O holograma de um gato esculpido em luz que vai te surpreender

Redação Hypeness - 03/09/2021

Você imaginou que uma pequena placa de vidro aparentemente lisa pode criar imagens tridimensionais apenas sendo atravessada por luz? Foi pensando nisso que o engenheiro aeroespacial Matt Ferraro pensou quando desenvolveu o holograma de seu gato em uma placa lisa de vidro.

– Sistema de luz ajuda plantação a crescer e transforma plantação em uma imensa obra de arte na Holanda 

Pensando no conceito óptico de cáusticas – ou seja, a forma como objetos desviam a luz e formam novas imagens -, o engenheiro criou um vidro repleto de camadas para distorcer os fótons e criar a imagem perfeita de um gato.

A criação de Ferraro pode até parecer simples, mas envolve dezenas de cálculos absurdos para conseguir fazer com que a luz seja refratada da maneira perfeita

Aplicando conceitos da ótica, ele conseguiu criar um holograma que funciona em 2D e em 3d para representar seu gato através da luz.

– Série retrata corpos femininos em poses sedutoras vestidos apenas com luz 

“Cáusticas são as faixas de luz que vemos quando iluminamos um objeto transparente. Os fótons (partículas/ondas de luz) que não passam diretamente pelo objeto formam algum tipo de sombra. Entretanto, essas partículas ainda tem que ir para algum lugar: por isso, alguns pontos ficam extremamente luminosos”, explica em seu site.

“A coisa mais curiosa sobre as cáusticas é que elas surgem das mais sutis variações em uma superfície plana. Até as gentis ondas na superfície de uma piscina criam mesmerizantes distorções no fundo de uma piscina”, completa.

Foi pensando nessas pequenas variações que ele desenvolveu um holograma de seu gato. E utilizou um processo extremamente complexo, que envolve a Lei de Snells-Descarte, o Último Teorema de Descartes e a Equação de Poisson. Está tudo explicado no site de Matt (em inglês).

– Você sabia que humanos não identificavam a cor azul? 

Confira um vídeo do objeto:

a

 

 

 

Publicidade

Fotos: © Matt Ferraro


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.