Sustentabilidade

 O pé de jambo que há 20 anos une vizinhança pelo amor na cidade de Chico Anysio

Vitor Paiva - 23/09/2021 | Atualizada em - 26/09/2021

O pé de jambo vermelho localizado na Rua Major Agostinho, na cidade cearense de Maranguape, é um verdadeiro símbolo de amor – familiar e, ao mesmo tempo, comunitário. A árvore fica na calçada em frente à casa da família de Maria Nunes, que por 20 anos cuidou do pé, desde quando era uma jovem muda até se tornar uma planta frondosa e grande, até o falecimento recente da matriarca, aos 95 anos – e para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro, uma reportagem do site G1 trouxe à tona a tocante história do jambeiro maranguapense, que segue como um símbolo da memória de dona Maria, e uma fonte de amor e frutas para a população local.

Jambeiro

Em troca dos cuidados, a árvore oferece frutos para a população local © Arquivo Pessoal

-Ela viveu 738 dias em cima de uma árvore para impedir que a cortassem

Cidade famosa como cidade natal do comediante Chico Anysio, segundo consta, no centro o pé de Jambo da família Nunes é famoso, e os moradores também ajudam a cuidar da árvore. A história começou no ano de 2001, quando outra árvore que “morava” diante da casa foi arrancada: para contornar a tristeza de Dona Maria, então com 75 anos e que sempre dedicou seu tempo, sua atenção e seu talento aos cuidados das muitas plantas no terreno onde viveu por toda a vida, a vizinha da família ofereceu uma muda de um novo jambeiro, vindo direto do horto municipal.

Dona Maria cuidou da árvore por 20 anos

Dona Maria cuidou da árvore por 20 anos © Arquivo Pessoal

-Roteiro Hypeness: um passeio por fazendas sustentáveis de frutas de São Paulo ao Ceará

A árvore foi protegida e cuidada, desde então e pelos 20 anos seguidos, como um verdadeiro membro da família – que aos poucos se tornou um maranguapense notável. Os cuidados praticados pela família e os moradores da região – que, em época de frutos, são vistos cuidadosamente pegando jambos para o próprio deleite, com a aprovação da família – se estendem também aos funcionários da prefeitura local que, segundo os moradores, sempre atendem aos chamados para a poda devida e as tantas proteções necessárias para cuidar do pé de jambo vermelho.

Jambo

O jambo vermelho, fruto do Jambeiro © Getty Images

-15 frutas e legumes que você não imaginava que nasciam dessa forma

Segundo a família, mesmo quando o quadro de Alzheimer de Dona Maria já se apresentava agravado, era comum que a mãe se lembrasse com carinho de quando a árvore era ainda uma pequena muda – e como ela por 20 anos cuidou com toda dedicação do jambeiro de Maranguape. Há cerca de seis meses a matriarca veio a falecer, aos 95 anos, e mais ainda sua árvore de estimação se tornou um verdadeiro memorial – um símbolo de amor de Maria Nunes, de sua família, e da própria cidade, com sabor da fruta.

Jambeiro

A árvore se tornou um símbolo de amor e da memória de Dona Maria © Arquivo Pessoal

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.