Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No dia 17 deste mês, a Netflix disponibilizou a terceira temporada da série inglesa Sex Education que, como o próprio título sugere, traz temas como sexualidade, identidade de gênero e a importância da educação sexual na vida dos adolescentes.
A série, que mistura drama e comédia, acompanha os alunos, pais e professores da escola de Moordale e seus dilemas pessoais que na maioria das vezes estão relacionados as suas relações sexuais. O elenco diverso e a forma leve como a narrativa fala sobre questões comuns mas ainda vistas com certo tabu, encantou milhares de pessoas pelo mundo, principalmente jovens e adolescentes que se identificaram com as problemáticas da série.
A história crítica à falta de educação sexual nas escolas e no ambiente familiar, que acarreta em um ciclo vicioso de desinformação e preconceitos. Falar sobre sexo, sexualidade, identidade de gênero, abusos e segurança sexual pode ser difícil para alguns pais e educadores, mas quebrar essa barreira é essencial para que os adolescentes se sintam confortáveis e aceitos ao expressar alguma duvida. Com isso, pode-se fornecer informações e conhecimento real para os jovens e prevenir milhares de situações constrangedoras e perigosas.
Se você já é fã de Sex Education, se interessa pelo debate sobre educação sexual, ou quer aprender como falar sobre esse assuntos abertamente com crianças e adolescentes, aqui vão alguns títulos que você pode se interessar:
É um guia para professores e pais interessados em educar sexualmente a criança, o pré-adolescente e o adolescente. A educação sexual não é uma tarefa fácil, sabemos todos. Mas é algo fundamental para que meninos e meninas se tornem, no futuro, adultos capazes de viver sexualidade de forma mais saudável, responsável e prazerosa.
Apresenta as características da sexualidade infantil e o desenvolvimento da curiosidade e da aprendizagem nos tempos atuais, incluindo temas mais difíceis, como: masturbação infantil, violência sexual, homossexualidade, sexualidade em crianças portadoras de deficiências ou soropositivas. A segunda parte é dedicada aos educadores infantis detalhando os passos para a implantação de um trabalho de Orientação Sexual Infantil nas escolas.
Sexualidade Começa na Infância por Adriana Barbosa e Carina Gambale
Nessa obra os autores refletem sobre as desigualdades e as diferenças históricas e socialmente atribuídas aos corpos e convidam leitoras e leitores a compartilhar de sua inconformidade em face do silêncio e da marginalização impostos a sujeitos e práticas sexuais. Mostrando como as diversas instituições sociais constroem uma imagem distorcida do sexo, que marcada pelo machismo, racismo e classe.
O corpo educado por Guacira Lopes
Este livro apresenta fatos e situações do dia a dia relacionados à sexualidade, ocorridos nas escolas e também em casa, coletados nos cursos e palestras ministrados pela autora. Através dos relatos ela esclarece dúvidas de mães, pais e professores/as, analisando se o/a educador/a lidou de forma válida ou não, esclarece por que, e propõe modelos de como falar, de como lidar com várias situações.
Educação Sexual no dia a dia por Mary Neide Damico Figueiró
O livro tem como objetivo debater a sexualidade da criança a partir de suas manifestações, significações, contradições e perspectivas. Visa a subsidiar teoricamente pais e educadores para esta tarefa, de modo a fornecer informações históricas, filosóficas e apresentar situações didáticas próprias da prática, familiar e escolar, para tratar o assunto de maneira responsável, científica, crítica e politicamente emancipatória.
A Educação Sexual da Criança por César Nunes e Edna Silva
* A Amazon e o Hypeness uniram forças para te ajudar a aproveitar o melhor que a plataforma oferece em 2021. Pérolas, achados, preços suculentos e outros garimpos com uma curadoria especial feita pela nossa redação. Fique de olho na tag #CuradoriaAmazon e acompanhe nossas seleções.
Publicidade
Convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira (22), o professor, jurista e filósofo Silvio Almeida defendeu a...
A promotora Marya Olímpia Ribeiro Pacheco do Ministério Público do Distrito Federal está sendo investigada pelo...
Em uma entrevista ao jornal alemão Tagesspiegel, a artista performática Marina Abramovic afirmou que fez três...
Um sonho para todo mundo que tem útero: produtos menstruais, como os absorventes tradicionais e internos, sem taxas....
Esta matéria foi construída para debater a associação entre a prisão do DJ Rennan da Penha e a criminalização do...
O apresentador Stanley Gusman morreu aos 49 anos, neste domingo (10), por complicações da covid-19. À frente de um...
Monja Coen é, talvez, o principal nome do budismo em terras tupiniquins há uns bons anos. A sacerdotisa da filosofia...
Em sua recém-lançada autobiografia, a ex-atriz Jennette McCurdy, que fez sucesso na série infanto-juvenil...
Chega de estereótipos e definições simplistas sobre o que as mulheres de fato gostam no sexo. Em comemoração ao...