Sustentabilidade

OMS acende alerta após morte de menino vítima de vírus com potencial pandêmico

Redação Hypeness - 10/09/2021

Um vírus com taxa de mortalidade de até 75% colocou em alerta o estado de Kerala, no Sul da Índia. A morte por infecção de um menino de 12 anos em um hospital na cidade de Kozhikode foi o último resultado alarmante da Nipah – doença com potencial pandêmico que acendeu o alerta na Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A OMS  já demonstrou preocupação com a doença por causa de suas altas chances de transmissibilidade, principalmente pelo fato de que o vírus fica incubado na pessoa por 45 dias antes do surgimento dos primeiros sintomas, além de poder ser transmitido antes que o hospedeiro perceba que foi infectado.

– Covid: 76% dos mortos pelo vírus em SP não completaram educação básica

Vinte de 188 pessoas que puderam tiveram contato com ele, incluindo a família, foram infectadas

O garoto apresentou sintomas de febre alta quando procurou atendimento médico. Seu estado de saúde piorou e os médicos notaram um grave inchaço no cérebro. Além disso, especialistas alertam para sintomas respiratórios, incluindo tosse, dor de garganta e no corpo, fadiga e encefalite.  

Tendo causado surtos na Ásia, em países como Malásia e Bangladesh, o vírus Nipah está longe de ser novidade. De acordo com especialistas, a doença é transmitida normalmente por morcegos frugívoros, porcos e pelo contato entre humanos

 

– ‘Não sou um vírus’: ação debate racismo contra asiáticos por coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já demonstrou preocupação com a doença por causa de suas altas chances de transmissibilidade, principalmente pelo fato de que o vírus fica incubado na pessoa por 45 dias antes dos primeiros sintomas e pode ser transmitido antes que o hospedeiro perceba que foi infectado. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.