Arte

Os incríveis retratos históricos criados com ajuda da inteligência artificial

Redação Hypeness - 03/09/2021


Você já imaginou como era o rosto de figuras históricas como Jesus Cristo, Van Gogh e Cleópatra? O artista holandês Bas Uterjwik encontrou na inteligência artificial uma boa ferramenta para suas criações e ajuda a desvendar esses mistérios. Utilizando dos algoritmos, ele cria retratos realistas de figuras que conhecemos nos livros de história e abre a nossa imaginação.

– A imperatriz romana transgênero convenientemente apagada da história 

Retrato hiperrealista de Vincent Van Gogh feito por um conterrâneo através de alta tecnologia

Com a ajuda de um algoritmo que auxilia a criação de um novo rosto a partir de pedaços de imagens de outros seres humanos, ele modela o rosto de figuras históricas para suas obras.

– Google: site cria algoritmo para descobrir artista mais importante de cada país 

“As redes de aprendizagem profunda foram treinadas com milhares de fotografias de rostos de pessoas e são capazes de criar fotos quase reais de pessoas do nada ou preencher espaços latentes de acordo com o que o programa aprendeu”, explica Bas ao site My Modern Met.

O artista holandês descreve seu trabalho como ‘pós-fotografia’. “Acredito que o rosto humano não mudou dramaticamente durante os últimos milhares de anos, com a exceção de cortes de cabelo e maquiagem. Ou seja, pessoas que viveram há muito tempo provavelmente se pareciam muito conosco, mas estamos acostumados a vê-las em estilos de arte diferentes e bem anteriores à fotografia”, completa.

Confira outro trabalho incrível que mistura tecnologia com arte: Artista utiliza tecnologia de rede neural para simular rosto de obras de arte na vida real 

Confira outras obras de Bas Uterjwik:



A rainha Nefertari do Egito em representação do artista holandês

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.