Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O projeto de poltrona biodegradável de dois estudantes brasileiros ganhou o principal prêmio do ‘Oscar do design‘ mundial, o iF Design Talent Award 2021. Gislaine Lao e Felipe de Carvalho Ishiy criaram o mobiliário sustentável chamado “Não Fere” para seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal do Paraná (UFPR), utilizando estrutura de metal e biofilme bacteriano como alternativa ao revestimento de couro.
“Contestar o estado atual das coisas, e causar reflexão sobre a exploração animal e seus impactos ambientais, é o objetivo da Não Fere”, conta a dupla na página de seu projeto Intervem Design, no Instagram.
O nome da poltrona faz referência ao principal propósito de Gislaine e Felipe: fazer algo pelos animais e pelo planeta. “Seu conceito ativista, junto de sua silhueta e cores marcantes, tornam o produto um demonstrador para o uso de um material resistente e durável, mas ainda assim biodegradável, propondo uma nova experiência, com um móvel sem sofrimento de animais que sentem dor”
O biofilme foi desenvolvido em colaboração com microrganismos, como bactérias e leveduras, e utilizando como substrato resíduos de café e cana de açúcar. Assim, o material pode crescer em qualquer formato e tamanho, adquirir texturas, pigmentação e impermeabilização com adição de produtos naturais.
Sob orientação da professora Elisa Strobel, pesquisadora na área de biodesign ou design with the living, eles testaram kombucha, borra de café e até resíduo de açúcar para chegar na fórmula perfeita. Depois do biofilme pronto e lavado, o material foi colocado sobre um couro sintético para ganhar textura, que ficou bastante parecida com o couro, mesmo em maleabilidade.
O processo total leva cerca de 3 semanas para ficar pronto. “Independentemente do tamanho, o processo é sempre o mesmo. Apesar de parecer bastante tempo, não é tanto assim, se pensarmos que para um boi ou uma vaca crescerem demora anos”, aponta Lao em entrevista à Revista Galileu.
Além do material de base ser totalmente biodegradável, eles encontraram uma forma orgânica de impermeabilizar o biofilme e garantir sua durabilidade para o uso.
“O mais custoso é a manutenção e a obtenção dos insumos, pois precisamos de alguém para buscar, fazer a limpeza e a higienização, tudo no mesmo dia. É um valor alto, mas como é um material novo, não é tão caro”, explica Ishiy à Galileu. “E gasta bem menos água. Usamos cerca de 10 litros de água por metro, enquanto o couro bovino requer de 8 a 10 mil litros.”
A dupla apresentou o único projeto da América Latina dentre os 86 aprovador no iF Design Talent Award – que teve ainda 5,3 mil inscritos.
Mostramos não só para o Brasil, mas para o mundo todo, que para se ter um produto inovador, diferente e bonito, não é preciso ferir ou matar um animal
Para testar o quão biodegradável o material é, os designers aplicaram fungos na poltrona “Não Fere” , que se desintegrou em um mês.
Já focada em novos projetos, a dupla é finalista de mais um concurso internacional, o From Linear to Circular Ideas, com o projeto ELO, que foi desenvolvido junto com a Mush Soluções Biotecnológicas.
https://www.instagram.com/p/CQRq7YEhjLV/
“ELO é uma embalagem secundária, feita de materiais naturais e biodegradáveis, que são produzidos a partir de resíduos. Ela foi pensada para diminuir a utilização de produtos que muitas vezes não são reciclados. O fato de ser compostável e possuir sementes em sua alça possibilita que a embalagem possa ser plantada, trazendo benefícios para a natureza e uma nova experiência para quem deseja ser mais responsável ambientalmente”, contam em suas redes sociais.
Já o “Envolve” é mais um conceito de mobiliário revestido de biofilme desenvolvido em no trabalho de conclusão de curso. Nele, a dupla apresenta um puff que acolhe e circula o usuário, em um espaço contemplativo.
https://www.instagram.com/p/CR4oVLVHGMh/
Publicidade
Finalmente a interface do Windows foi bem pensada. Depois de 7 versões com o design conservador e sem grandes...
Na corrida por um futuro melhor e mais verde, mais sustentável e menos agressivo contra o meio-ambiente, o tempo urge...
Entre tantas heranças deixadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a utilização de volumosas peças de concreto está...
Bacana essa série minimalista feita pelo designer Viktor Hertz, utilizando os pictogramas comuns de sinalização...
A IKEA da Suécia lançará no outuno a solução para aqueles fios indesejados em nossas casas. A UPPLEVA é uma...
O fotógrafo Theron Humphrey rodou os Estados Unidos com uma missão nobre: registrar pessoas que resgataram animais...
Você pode até detestar quando alguém te envia notificação no Facebook pedindo vidas, mas com certeza já se...
Elvis Summers, de 37 anos, mora em Los Angeles (EUA). Ao contrário de muitas pessoas que vivem na região, sua vizinha...
Para os nostálgicos de plantão, já mostramos aqui no Hypeness uma mesa com formato de fita cassete. E hoje viemos...