Ciência

Passar mais tempo em pé pode ajudar a evitar doenças com diabetes do tipo 2, aponta estudo

Redação Hypeness - 24/09/2021

Se você é desses que costuma passar horas sentado, especialmente quando está trabalhando, é melhor pensar em uma forma de mudar os hábitos. Uma pesquisa feita por cientistas da Finlândia identificou que passar mais tempo de pé ajuda o corpo a funcionar melhor e produzir substâncias essenciais para prevenir doenças crônicas, como diabetes do tipo 2. 

– Espinafre é segredo para uma vida longa e saudável, apontam estudos

Os pesquisadores perceberam que as pessoas que costumam ficar em pé com frequência tem uma maior sensibilidade à insulina, por exemplo. O hormônio ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Quem tem diabetes do tipo 2 apresenta uma resistência maior à insulina e impede que essa regulação seja feita da forma correta. 

Muito se sabe sobre os benefícios de atividades físicas no controle de doenças crônicas. Porém, o estudo do Turku PET Center e do UKK Institute, publicado no “Journal of Science and Medicine in Sport“, mostra que há uma diferença no organismo de quem fica mais tempo sentado ou  mais tempo em pé. 

– Carne está ligada ao aumento de diabetes e pneumonia; veja 5 receitas alternativas

Essa associação não foi mostrada antes. Essas descobertas incentivam ainda mais a substituição de uma parte do tempo sentado diário por ficar em pé, especialmente se as recomendações de atividade física não forem atendidas”, disse o candidato ao doutorado Taru Garthwaite, da Universidade de Turku.

A pesquisa também mostra que uma composição corporal saudável é extremamente importante para o metabolismo. Um percentual de gordura elevado foi mais determinante com relação à sensibilidade à insulina do que atividade física ou tempo gasto sentado. 

Nosso objetivo é estudar se a redução em uma hora do tempo diário sentado tem impacto no metabolismo energético e no acúmulo de gordura no fígado e em todo o corpo, por exemplo, além da sensibilidade à insulina e regulação do açúcar no sangue”, diz Garthwaite.

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.