Criatividade

Pássaro preso em zoológico aprende a imitar perfeitamente o choro de um bebê

Vitor Paiva - 10/09/2021

O canto do Pássaro-Lira é famoso não somente por sua originalidade, beleza e complexidade, mas principalmente pela incrível capacidade desse animal popular na Austrália de reproduzir os sons ao seu redor à perfeição, criando assim um raro e complexo repertório sonoro em seu canto e seus sons  – raramente, porém, a “imitação” se inspira na voz ou nos sons humanos. Um pássaro da espécie, no entanto, viralizou na internet ao revelar em vídeo sua incrível – e quase assustadora – capacidade de soar exatamente como um bebê humano chorando.

Pássaro-lira

O Pássaro-Lira é comum nas matas australianas e com incrível capacidade de reproduzir sons

-Ave brasileira tem canto mais alto já registrado e faz mais barulho que avião; ouça

Com 7 anos de idade, o Pássaro-Lira (cujo a espécie é conhecida pelo nome científico Menura novaehollandiae) vive no Zoológico de Taronga, na cidade australiana de Sidney, e tem o nome perfeito para sua incrível habilidade: Echo. Segundo matéria do jornal The Guardian, a imitação começou a ser ensaiada por Echo há cerca de um ano, e foi elaborada durante o lockdown no país, tornando tal “canto” ainda mais impressionante, já que o zoológico segue fechado por conta da pandemia desde então. “Eu só posso concluir que ele aprendeu com nossos visitantes”, comentou a supervisora Leanne Golebiowski.

-Este vídeo oferece a sensação exata de estar voando com um grupo de pássaros

Segundo a supervisora de pássaros, Echo também vem imitando perfeitamente o som de uma furadeira e o alarme de incêndio do zoológico – incluindo o pedido de que se evacue imediatamente o local. Não é claro o motivo pelo qual a espécie imita os sons ao seu redor, nem o que levou esse pássaro em específico a reproduzir o choro de um bebê humano, já que o canto é comumente utilizado pelos machos como ferramenta de cortejo para reprodução entre os animais.

Pássaro-lira

Apesar do talento para imitação, o músculo vocal do pássaro é especialmente simples

-Cachorro acalma bebê chorando com seu brinquedo favorito; veja vídeo

Curiosamente, o órgão responsável pela reprodução de sons entre pássaros é especialmente simples na espécie: chamada de siringe, no Pássaro-lira tal órgão possui somente três pares de músculos, enquanto outros pássaros possuem quatro. O “choro” de Echo, portanto, se não possui explicação, confirma uma incrível memória sonora do animal, vivendo em local sem visitantes há mais de um ano. “Obviamente ele vem ensaiando durante o lockdown, mas o canto me preocupou, já que eu pensava que o zoológico era um lugar feliz para as famílias visitarem”, brincou Golebiowski.

Entrada do Zoológico de Taronga, em Sidney

Entrada do Zoológico de Taronga, em Sidney © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: Getty Images/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.