Sustentabilidade

Peixe fotografado ‘comendo’ cigarro escancara situação crítica dos oceanos

Redação Hypeness - 27/09/2021

Uma foto de um peixe ‘comendo’ um cigarro acabou viralizando e ganhou os veículos de mídia de todo o mundo. A imagem registrada por Steven Kovacs ganhou notoriedade por participar do Ocean Photography Awards, de 2021, o maior prêmio de fotografia oceânica do planeta.

– Foto de pássaro alimentando filhote com cigarro prova que a humanidade falhou 

Triste imagem revela nível da poluição humana causada nos oceanos

Cigarro e plástico são inimigos do meio ambiente

Segundo a ONG Ocean Conservancy, o cigarro é, na verdade, o principal causador da poluição nos oceanos e não o plástico como comumente se acredita. Isso porque as bitucas das grandes cidades litorâneas vão geralmente para o mar, além, é claro, dos fumantes mal-educados que jogam sua sujeira na costa.

Segundo a organização não-governamental, em 32 anos de trabalho, já foram recolhidas mais de 60 milhões de bitucas de praias ao redor do planeta Terra, o que é quase um terço de toda poluição encontrada nas praias pelos ativistas.

– Bitucas são maior parte do lixo em praias brasileiras 

A imagem de um cavalo marinho ‘carregando’ uma máscara de plástico na costa da Grécia também acabou se popularizando.

Cavalo marinho puxa máscara no fundo do oceano; equipamentos de proteção já são considerados de alto risco para o meio-ambiente

“O Ocean Photography Awards tem uma missão simples: mostrar a beleza do oceano e as ameaças que ele enfrenta”, explicou um dos jurados do concurso, que premiou mais de 20 imagens.

Um relatório da OceanAsia mostrou que 1,56 bilhão de máscaras foram depositadas nos oceanos entre março e dezembro de 2020. Isso representa um aumento de até 6 toneladas de plástico nas nossas águas.

– Eles criaram uma fazenda de algas para filtrar poluição em sua praia favorita 

A pandemia fez com que aumentássemos o uso de plástico. “As preocupações com a higiene e a maior dependência de alimentos para viagem levaram ao aumento do uso de plásticos, principalmente embalagens plásticas”, afirmou Gary Stokes, diretor de operações da OceansAsia.

Publicidade

Fotos: Steven Kovacs/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.