Inovação

Primeiro cargueiro autônomo e elétrico irá zarpar da Noruega no fim do ano

Redação Hypeness - 03/09/2021 | Atualizada em - 08/09/2021

Depois dos carros e caminhões movidos sem motorista, a novidade no campo dos veículos autônomos é um tanto maior, e se move não sobre uma rodovia, mas sim sobre as águas, em um navio autônomo. Programado para zarpar da Noruega ao fim desse ano, o barco intitulado Yara Birkeland viajará sem tripulação nem comandante, e com outro diferencial fundamental: trata-se de uma embarcação totalmente elétrica que promete simplesmente nenhuma emissão de gases poluentes em seus trajetos.

Yara Birkeland, navio de carga elétrico e sem tripulação

O Yara Birkeland, ainda em teste, na Noruega

-Time-lapse registra 30 dias de viagem pelo Mar Vermelho a bordo de um navio de carga

A novidade é iniciativa da empresa de produtos químicos Yara International, e irá substituir cerca de 40 mil viagens de caminhão por ano, ampliando ainda mais a redução do impacto ambiental das atividades da empresa – e mais: o uso do navio para transporte de cargas também ajuda a contribuir pela diminuição do congestionamento nas estradas em terra firme. A novidade não tem precedente pois, ainda que o Yara Birkeland não seja o primeiro navio sem tripulação, trata-se do primeiro modelo totalmente elétrico.

Yara Birkeland, navio de carga elétrico e sem tripulação

As futuras viagens do Yara Birkeland irão substituir 40 mil viagens de caminhão por ano

-Os carros autônomos podem deixar o trânsito ainda mais congestionado, afirma estudo

A embarcação utilizará uma imensa bateria para se locomover em uma velocidade média entre 6 a 7 nós, com uma capacidade máxima de 13 nós – um pouco mais baixa do que a média das embarcações de carga. Para se ter uma ideia da força da bateria capaz de mover um navio de 80 metros de comprimento e 15 metros de boca como o Yara Birkeland, ele funcionará com uma capacidade elétrica de 7MWh em sua bateria, enquanto uma casa consome cerca de 0,2 MWh de eletricidade em um mês.

Yara Birkeland, navio de carga elétrico e sem tripulação

O navio funciona com uma bateria 35 vezes mais potente que o consumo mensal de uma casa normal

-Concentração de CO2 aumenta em níveis recordes mesmo na pandemia

O projeto inicial previa que o novo navio realizasse sua estreia nos mares ainda em 2020, mas a pandemia adiou seu lançamento. Apesar do tamanho parecer grandioso, se comparado a outros cargueiros o  futuro navio da Yara International é modesto: com capacidade de transportar até 12o containers de 20 pés, ele não se compara a gigantes como o Ever Given, que recentemente “congestionou” o Canal de Suez carregando até 20.000 containers. O primeiro trajeto do Yara Birkeland será curto, com não mais do que 9 km entre as cidades norueguesas de Heroya e Brevik, ainda como um primeiro teste para futuras viagens mais longas – mas sem ninguém a bordo.

Yara Birkeland, navio de carga elétrico e sem tripulação

A primeira viagem será ainda em teste por não mais do que 9 km

Publicidade

© fotos: Knut Brevik Andersen/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.