Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Depois dos carros e caminhões movidos sem motorista, a novidade no campo dos veículos autônomos é um tanto maior, e se move não sobre uma rodovia, mas sim sobre as águas, em um navio autônomo. Programado para zarpar da Noruega ao fim desse ano, o barco intitulado Yara Birkeland viajará sem tripulação nem comandante, e com outro diferencial fundamental: trata-se de uma embarcação totalmente elétrica que promete simplesmente nenhuma emissão de gases poluentes em seus trajetos.
O Yara Birkeland, ainda em teste, na Noruega
-Time-lapse registra 30 dias de viagem pelo Mar Vermelho a bordo de um navio de carga
A novidade é iniciativa da empresa de produtos químicos Yara International, e irá substituir cerca de 40 mil viagens de caminhão por ano, ampliando ainda mais a redução do impacto ambiental das atividades da empresa – e mais: o uso do navio para transporte de cargas também ajuda a contribuir pela diminuição do congestionamento nas estradas em terra firme. A novidade não tem precedente pois, ainda que o Yara Birkeland não seja o primeiro navio sem tripulação, trata-se do primeiro modelo totalmente elétrico.
As futuras viagens do Yara Birkeland irão substituir 40 mil viagens de caminhão por ano
-Os carros autônomos podem deixar o trânsito ainda mais congestionado, afirma estudo
A embarcação utilizará uma imensa bateria para se locomover em uma velocidade média entre 6 a 7 nós, com uma capacidade máxima de 13 nós – um pouco mais baixa do que a média das embarcações de carga. Para se ter uma ideia da força da bateria capaz de mover um navio de 80 metros de comprimento e 15 metros de boca como o Yara Birkeland, ele funcionará com uma capacidade elétrica de 7MWh em sua bateria, enquanto uma casa consome cerca de 0,2 MWh de eletricidade em um mês.
O navio funciona com uma bateria 35 vezes mais potente que o consumo mensal de uma casa normal
-Concentração de CO2 aumenta em níveis recordes mesmo na pandemia
O projeto inicial previa que o novo navio realizasse sua estreia nos mares ainda em 2020, mas a pandemia adiou seu lançamento. Apesar do tamanho parecer grandioso, se comparado a outros cargueiros o futuro navio da Yara International é modesto: com capacidade de transportar até 12o containers de 20 pés, ele não se compara a gigantes como o Ever Given, que recentemente “congestionou” o Canal de Suez carregando até 20.000 containers. O primeiro trajeto do Yara Birkeland será curto, com não mais do que 9 km entre as cidades norueguesas de Heroya e Brevik, ainda como um primeiro teste para futuras viagens mais longas – mas sem ninguém a bordo.
A primeira viagem será ainda em teste por não mais do que 9 km
Publicidade
Tecnologia para nenhum pesquisador do Titanic botar defeito: a oceanógrafa Derya Akkaynak e a engenheira Tali Treibitz...
Em uma escola na cidade de Pindoretama, no interior do Ceará, o desejo de ajudar reuniu um grupo de alunos para...
É como dar o mesmo cérebro a todos os seus dispositivos – para quem tem seus arquivos espalhados por diferentes...
Veganos do mundo, uni-vos! O Vegan Park de São Paulo vai receber, nos finais de semanas dos dias 29 e 30 de julho e 5...
Jihyun Ryou, incomodada com o fato de que hoje confiamos totalmente na tecnologia para conservar nosso alimento, criou...
O Rock In Rio de 2017 ensinou à Roberto Medina algumas grandes lições. Em julho deste ano, em entrevista à Folha de...
Se você tem um cachorro, sabe que brincando de jogar a bola, você é quem cansa primeiro. E o cachorro sempre fica...
O consumo recreativo da maconha na Califórnia não é liberado. As pessoas que consomem a erva para fins medicinais...
Junho de 2013 é um mês que vai ficar para sempre na memória dos brasileiros. Levados pelo slogan "o gigante...