Inspiração

Projeto fotografa pessoas em situação de rua com seus pets por um olhar mais afetivo

Redação Hypeness - 22/09/2021 | Atualizada em - 23/09/2021

Dados do ano passado estimam que cerca de 221 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. Não raro essa parcela da população, marginalizada pela sociedade e desamparada pelo governo, é vista pelas cidades na companhia de um animal de estimação. São homens e mulheres que dão e recebem acolhimento de cachorros que também vivem sem um teto. 

– Projeto ensina Agricultura Urbana para pessoas em situação de rua

Foi olhando para essas duplas e até famílias inteiras, que o fotógrafo Edu Leporo criou, em 2012, a Moradores de Rua e Seus Cães, uma organização sem fins lucrativos que procura amenizar o sofrimento e as necessidades tanto dos moradores de rua quanto de seus cães ou gatos.

Ele costumava fotografar os bichinhos e tutores de classe média pela cidade de São Paulo, até o dia em que a relação entre pessoas em situação de rua e seus cachorros chamou sua atenção. 

– O abrigo onde detentos cuidam de animais abandonados

Eu sempre tropeçava por essas histórias pelo Centro, de cachorros com moradores de rua, mas não sabia como era isso, se havia um carinho ali de verdade. Aí comecei a pesquisar e vi que havia ali histórias maravilhosas de amor e respeito“, contou em entrevista à “TV Globo”.

O projeto começou na capital paulista e hoje já está em Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, entre outras cidades. Em 2015, Edu também lançou um livro contando algumas das histórias que ouviu pelas ruas. 

Publicidade

Fotos: Moradores de Rua e Seus Cães


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.