Inspiração

Quem é o único professor brasileiro indicado ao ‘Nobel da Educação’ de 2021

Vitor Paiva - 22/09/2021

Chegando à sua oitava edição, o Global Teacher Prize se confirma como o mais importante reconhecimento internacional na área de educação, oferecendo a professores de todo o mundo o “Prêmio Nobel” da área – e o professor goiano Greiton Toledo de Azevedo representa o Brasil entre os indicados. Por utilizar a criatividade ao estimular o pensamento científico entre seus alunos, desenvolvendo jogos e atividades juntos aos alunos que ajudam no tratamento do Parkinson, que o professor de matemática do Instituto Federal Goiano em Ipameri, ao sudeste do estado de Goiás, foi indicado.

o professor goiano Greiton Toledo de Azevedo

O professor Greiton Toledo de Azevedo, indicado ao Global Teacher Prize 2021 © Arquivo Pessoal

-Professora de escola pública, brasileira é finalista de ‘Nobel da Educação’

Doutor em matemática, o professor goiano ensina há 11 anos, e foi em 2016 um dos vencedores do prêmio brasileiro Educador Nota 10, que destaca a excelência e a inovação no ramo da educação. Dentre as diversas inovações para o incentivo ao pensamento científico destaca-se o desenvolvimento do Mattics, projeto pelo qual o professor e os alunos criam atividades e jogos de maneira sustentável para ajudar pessoas em tratamento pelo Mal de Parkinson. Combinando matemática e robótica, os games desenvolvidos tratam de temáticas importantes no contexto atual, como os cuidados com o meio ambiente, estimulando a parte motora, de coordenação, concentração e equilíbrio entre os jogadores.

Greiton quando recebeu o Prêmio Educador Nota 10

Greiton quando recebeu o Prêmio Educador Nota 10, em 2016 © Instagram/reprodução

-Professor improvisa lousa em caçamba de caminhão para dar aulas em região isolada do México

Além de ajudar diretamente aos pacientes que jogavam, o projeto, portanto, demonstra aos alunos uma aplicação prática da matemática – no dia a dia e para um possível futuro profissional. “Fico muito honrado de poder representar a escola pública, porque sou fruto e professor dela”, afirmou Azevedo, em matéria da TV Anhanguera e o site G1. “A gente precisa impactar a vida das pessoas por meio da ciência brasileira, por meio do ensino da matemática. […] É possível trazer impacto social pelo conhecimento escolar na educação pública”, concluiu o professor.

O professor com alguns de seus alunos no desenvolvimento dos jogos

O professor com alguns de seus alunos no desenvolvimento do Mattics © Facebook/reprodução

-Queniano eleito melhor professor do mundo doa 80% do salário a quem não tem nada

O trabalho de Greiton está entre 50 finalistas do Global Teacher Prize, que envolveu mais de 8 mil profissionais de 121 países inscritos no prêmio, que oferece, além do título, 1 milhão de dólares ao vencedor. A premiação se baseia não somente no impacto do trabalho sobre a sociedade, mas também a história de cada inscrito, buscando celebrar atuações extraordinárias e contribuições valiosas para a profissão e a educação como um todo.

O professor com alguns de seus alunos no desenvolvimento dos jogos

O vencedor do prêmio recebe, além do título, 1 milhão de dólares © Arquivo Pessoal

-Primeira mulher a vencer o ‘Nobel da matemática’ estudou formas das bolhas de sabão

“Parabéns aos 50 finalistas. Suas histórias destacam a importância da educação em enfrentar os grandes desafios à frente – as mudanças climáticas, as desigualdades crescentes, até as pandemias globais”, escreveram Sunny Varkey, fundador da Fundação Varkey, responsável pelo prêmio. “E só priorizando a educação que podemos resguardar os nossos amanhãs. A educação é a chave para enfrentarmos o futuro com confiança”.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.