Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma clareira no meio do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg), no Acre, é a casa de seu Gildo da Silva Conceição, de 54 anos, há 25 anos, sem energia elétrica ou água encanada. A localização fica entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul e, em um raio de 27 quilômetros da casa dele, tudo o que se pode entrar é mata.
– O monge mais isolado do Tibet vive sozinho nesta pequena península
A casa de Gildo vista de cima: isolada em um raio de 27km.
A casa de seu Gildo, que é seringueiro, foi descoberta durante uma operação da Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi) em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A equipe sobrevoou a área de helicóptero em 2019, mas o primeiro contato com o seringueiro aconteceu recentemente.
Embora viva afastado de tudo e de todos, Gildo costuma ir uma vez ao ano a Tarauacá para vender sua produção e comprar mantimentos. Durante a última visita, ele acabou sendo infectado pelo coronavírus e contraiu Covid-19.
Para chegar até a cidade, ele caminha na mata fechada por três dias até chegar à BR-364, onde pega uma condução. O percurso total é de uma distância entre 40 e 60 quilômetros.
– Depois de viajar o mundo, dupla francesa cria tênis sustentáveis feitos no Brasil
Gildo recebe mantimentos de um servidores da Secretaria.
Quando a equipe da Semapi chegou até a casa do seringueiro, ele estava com sintomas da doença e, segundo o “G1”, contou aos servidores que havia ficado assim depois de ir até Tarauacá. Ele foi levado ao hospital, onde testou positivo e ficou internado por alguns dias, mas se recuperou e já está de volta a sua casa.
Agora, o seu Gildo, que vive sozinho, sem companheirx ou filhos, está cadastrado no Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
“Lá não tem contato, estávamos em outra missão próximo da área dele, pousamos para ver como estava. Levamos algumas cestas básicas, algumas coisas porque quando ele vai na cidade que volta não tem como levar muita coisa. Se recuperou bem, quando chegamos lá estava cortando seringa“, contou Victor Melo de Lima, gestor do complexo de florestas, ao “G1”.
Publicidade
A rolinha-do-planalto, também conhecida pelo nome científico de Columbina cyanopis, enganou todo mundo por mais de...
Receber a notícia de que não há mais cura para a doença que se tem e de que se vai morrer em breve há de ser uma...
Garrafinhas PET, sacolas de mercado e embalagens diversas: estima-se que 20% do lixo que produzimos em casa é formado...
Um homem foi atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão de Guararapes, na região da Grande...
Como demonstrar ao mundo o potencial das energias renováveis? Há muitas maneiras de fazer isso, mas um projeto...
Detentas da Coffee Creek Correctional Facility, em Oregon, Estados Unidos, estão ajudando a salvar uma espécie de...
Se você já amava a Eleven, personagem da série ‘Stranger Things’, exibida pelo Netflix, prepare-se para se...
O leilão recente que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que...
Dentre as muitas nuances que fazem parte da sociedade capitalista em que vivemos, está o universo da publicidade....