Ciência

Sol amarelo é visto apenas por humanos e cientista revela verdadeira cor do astro

Vitor Paiva - 27/09/2021 | Atualizada em - 01/10/2021

Qualquer criança responde de bate pronto que a cor do sol no céu é amarela – assim aprendemos, e assim vemos o astro-rei quando o olhamos despontar ou descansar no horizonte. Mas será essa realmente a tonalidade da coloração da estrela que ilumina e aquece nosso planeta? Segundo o Dr. Alastair Gunn, autor de um artigo recente sobre o tema, a resposta é uma surpreendente negativa: apesar de oferecer uma variedade de ondas de luz , as ondas de pico emitidas pelo Sol fazem com que ele, em verdade, possua uma tonalidade esverdeada. Sim, o artigo de Gunn necessariamente que o sol é levemente verde, mas que aparece na Terra como uma luz branca que nossos olhos, no entanto, compreendem como uma luminosidade amarela.

Essa imagem mostra uma falsa coloração do sol, a partir da observação de uma região ultravioleta extrema do espectro da estrela

Essa imagem mostra uma falsa coloração do sol, a partir da observação de uma região ultravioleta extrema do espectro da estrela © Wikimedia Commons

-Imagens inéditas de sonda da Nasa apresenta “fogueiras” na superfície do Sol

Segundo o artigo, a resposta está na capacidade da própria visão humana de perceber como cores, e na atmosfera da Terra como uma espécie de lente para se compreender toda essa confusão de luzes e cores. A visão humana não é capaz de perceber pequenas variações tonais na combinação de luzes e cores, e por isso, para que víssemos o sol em cor esverdeada seria necessário que a estrela emitisse somente sua luz verde. É por isso, assim, que a luz do sol chega à Terra como essencialmente branca, misturando uma imensa variedade de núcleos que a estrela emite em seus raios.

Sol visto da Terra

Visto da Terra, a estrela varia entre a tonalidade amarelada e mesmo a branca © Wikimedia Commons

-Ciência diz que vidas alienígenas e primitivas da Terra poderiam ser roxas

“A onda de luz de pico em um espectro normalmente determina de forma geral a cor da aparência de um objeto. Então, por exemplo, estrelas mais frias parecem avermelhadas, enquanto estrelas mais quentes parecem ser azuis, com estrelas laranjas, amarelas e brancas entre esses extremos”, diz o artigo publicado na revista Science Focus. “Para o sol, o espectro atinge seu pico das ondas em um tom que seria normalmente descrito como verde. (..) Mas o olho humano não percebe a luz pela média de várias cores de um espectro combinadas, e por isso um leve excesso de luz verde não parece verde – parece branca”, diz o texto.

Por do sol

O pôr-do-sol torna visível e extremo as luzes avermelhadas dos raios © Pixabay

-Ilusão de ótica revela cor que você nunca viu antes

Mas se a luz que o sol emite chega como branca, por que enxergamos como uma onda amarela? A resposta está, segundo o cientista, na atmosfera da Terra, e seu funcionamento como uma espécie de lente para mediar as ondas solares antes de serem percebidas pelos nossos olhos. “A atmosfera da Terra espalha luzes azuis com mais eficácia do que luzes vermelhas, e esse leve déficit faz com que nossos olhos percebam a cor do sol como amarela”, escreve o cientista. “Quanto mais a luz do sol passa pela atmosfera da Terra, mais luz azul é espalhada. Por isso, durante o nascer e o pôr-do-sol há uma quantidade muito mais de luz vermelha no espectro solar, oferecendo o resultado espetacular”, diz o artigo, que pode ser lido aqui – sob a luz verde, que em verdade é branca, mas que parece amarela, do nosso astro rei.

Sol verde

Ilustração de como “seria” o sol, se conseguíssemos vê-lo da forma que é © PxAqui

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.