Debate

Soldado britânico resgata 200 cães e gatos do Afeganistão

Redação Hypeness - 13/09/2021

Paul “Pen” Farthing trabalhava na Nowzad Dogs, uma ONG que resgatava animais no Afeganistão, quando o Talibã reassumiu o poder no país. Com a situação caótica que se instalou por lá, o ex-fuzileiro naval britânico começou então uma empenhada luta para levar os bichos e a equipe que trabalhava com ele em segurança para o Reino Unido. 

– Afeganistão: a saga do intérprete que fugiu do Talibã com ajuda de repórter

A mobilização quase deu certo mas, no fim das contas, apenas os animais conseguiram embarcar com Farthing. Por conta disso, o militar passou a ser alvo de muitas críticas, uma vez que a prioridade deveria ser o resgate de afegãos que ajudaram o governo britânico ao longo das duas décadas de guerra. 

O ativista, de 35 anos, usou as redes sociais para se justificar. “Eu consegui trazer os animais da Nowzad em um avião com segurança, mas não consegui trazer a equipe porque o Talibã colocou um rifle na minha cara e disse que eles iriam ficar“, escreveu em sua conta no Twitter. O resgate está sendo chamado de “Operation Ark”, “Operação Arca”, em tradução livre, uma referência à história bíblica de Noé. 

– Talibã: a fuga cinematográfica da ‘Kardashian afegã’, que escapou a bordo de cargueiro dos EUA

Segundo relatos, ele foi impedido de embarcar sua equipe por conta de uma mudança na documentação que deveria ser apresentada. Os animais, no entanto, foram liberados para voar. Pen conseguiu resgatar cerca de 140 cachorros e 60 gatos, mas garante que não desistiu de resgatar os voluntários que trabalhavam para a ONG.

Nós não desistimos. As pessoas pensam que a gente tirou os animais e é isso, acabou, mas não é assim. A Operação Arca sempre foi sobre os animais e as pessoas“, contou, em entrevista ao programa “BBC Radio 5 Live”

“Eu converso com eles todos os dias. Eles estão apavorados. Nós continuamos a nos movimentar para tirá-los de lá todos os dias”, completou. Segundo Farthing, ele não teve o apoio do governo britânico para conseguir viajar.

 

 

Publicidade

Fotos: Nowzad Charity


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.