Sustentabilidade

Soneca em debate: aquecimento global levanta discussão sobre a siesta no Mediterrâneo

Redação Hypeness - 13/09/2021 | Atualizada em - 14/09/2021

O National Trust, uma das maiores entidades pró-conservação da natureza do mundo e a mais antiga organização civil da Inglaterra, publicou um estudo que sugere a alteração do modelo de trabalho em parques no Reino Unido em favor da famosa siesta. E o motor do debate é o aquecimento global.

Segundo o levantamento do Fundo Nacional, os parques britânicos deveriam adotar um modelo de trabalho similar ao espanhol: com um início de trabalho por volta das 8h30, uma pausa entre o meio dia e as duas, e depois a continuidade do trabalho até o início da noite.

– Bebidas alcoólicas pesam no aumento da emergência climática, mas pouco é dito sobre o tema 

Nos países ibéricos, o conceito de siesta passou a se tornar uma forma cultural de lidar com o calor: ao invés de trabalhar durante as horas mais quentes do dia, usa-se esse tempo para descansar e posteriormente exercer seu ofício com mais produtividade.

– Oferta de cerveja no mundo pode acabar por causa do aquecimento global 

Para os britânicos, a ideia é que a produtividade não seja afetada pelo aquecimento global. Com o aumento da temperatura média e com mais eventos climáticos extremos – incluindo o calor – o National Trust afirmou que irá adotar a prática em suas próprias linhas de trabalho.

“Existem diversas localidade que podem considerar essa opção como uma opção conforme o clima vai mudando – e acreditamos que serão casos excepcionais -, mas os dados apontam que isso pode mudar, inclusive, para visitantes dos parques que administramos“, explica a nota do fundo.

– ONU: Aquecimento global vai empurrar 120 milhões para a pobreza até 2030 

Os daods mostram que o número de frequentantes em parques atingiu seu pico aos 24º C, e cai conforme o aumento de temperatura, chegando ao perigeu a partir dos 28º C. Assim, os funcionários desses locais podem mudar seu esquema de trabalho a partir das demandas causadas pela mudança climática.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.