Sustentabilidade

Stella Vita: primeiro motorhome movido a energia solar é criado por estudantes na Holanda

Vitor Paiva - 17/09/2021 | Atualizada em - 21/09/2021

São muitos os veículos que permitem que os viajantes literalmente vivam na estrada, e viagem com a própria casa nos mais incríveis motorhomes: o modelo criado por estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, porém, é o único que permite uma vida confortável na estrada sem agredir ao meio-ambiente – intitulado Stella Vita, o veículo tem o nome de uma pessoa mas é, em verdade, a primeira van movida a energia solar, totalmente elétrica e com espaço para os aventureiros dormirem, comerem e viverem sem a emissão de gases poluentes pelo veículo.

Stella Vita

A primeira van movida a energia solar possui formato de gota ou de lágrima

-Esse motorhome é o sonho de quem quer viajar na estrada sem abrir mão do luxo

Mais compacto do que um motorhome tradicional mas não menos confortável e versátil, Stella Vita é capaz de gerar energia solar para se locomover e também para que os usuários tomem banho, carreguem seus smartphones, computadores e gadgets em geral, assistam TV, cozinhem e mais. “Para o uso diário, foi projetado um interior confortável, o mais leve e eficiente possível. Usando a energia de forma eficiente, Stella Vita pode viajar até 730 km em um dia ensolarado”, afirma a Solar Team Eindhoven, startup holandesa que assina o produto.

Stella Vita

Os paineis da Stella Vita podem ser ampliados para maior captação de energia

Stella Vita

O motorhome possui autonomia de até 730 km

-Sustentabilidade na veia: jovem cria moto de madeira movida à energia solar

Desenhado com formato aerodinâmico semelhante a uma lágrima, o veículo tem o teto todo coberto por painéis solares – que podem ser expandidos, quando desdobrados, até alcançarem 17,5 metros quadrados de superfície para captação de energia. Segundo consta, a bateria pode ser inteiramente carregada em dois a três dias diretamente pelo sol, mas em dias especialmente nublados ou para quem tiver pressa o Stella Vita pode ser carregado em estações capazes de carregar veículos elétricos comuns.

Stella Vita

Apesar de compacta, a Stella Vita possui uma cama espaçosa para viagens

Stella Vita

É possível cozinhar e se banhar no veículo – tudo movido à energia solar 

-Por dentro do ‘Aventureiro’ o Model ‘T’ da Ford transformado em motorhome nos anos 1910

O veículo funciona realmente como uma pequena casa, oferecendo não só uma cama e um banheiro com chuveiro, como uma cozinha com um pequeno fogão e até mesmo um sofá. A fim de expor a criação, a equipe da Solar Team Eindhoven irá percorrer com o primeiro motorhome movido a energia solar a distância de 3 mil quilômetros entre a cidade de Eindhoven e a Espanha – a viagem está programada para durar quatro semanas, nas quais diversos eventos serão realizados para apresentar ao público o futuro da vida nômade e sustentável.

Stella Vita

As baterias permitem o movimento do carro e também carregar gadgets diversos

Stella Vita

Stella Vita oferece conforte e sustentabilidade para quem quer viver na estrada

Publicidade

© fotos: Solar Team Eindhoven 


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.