Ciência

Vacina que previne covid e gripe ao mesmo tempo é desenvolvida pela UFMG

Redação Hypeness - 14/09/2021

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão desenvolvendo uma vacina que tem como foco prevenir a covid-19 e a gripe ao mesmo tempo. O imunizante está em testes pré-clínico, sendo ministrado em camundongos e, em breve, pode começar a ser testado em seres humanos.

– Vacinação contra Covid-19: saiba o percentual de proteção das vacinas

O projeto está sendo financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pela Fiocruz Minas, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Nova vacina pode acelerar programas de imunização contra o influenza e contra a covid-19

O novo imunizante utiliza a tecnologia da vacina SpinTEC, já desenvolvida pela UFMG e que terá a fase de testes clínicos iniciada em breve. Basicamente, a vacina utilizará proteínas dos vírus para produzir uma resposta imune.

– Antivacina morto pela covid tirou foto com respirador para mostrar arrependimento

“A ideia é a seguinte, nós tiramos uma proteína do vírus influenza e impedimos que ele saia da célula, interrompendo sua multiplicação. Daí, usamos uma proteína do SarsCov 2. O resultado é uma resposta de imunidade para ambos os vírus”, disse o professor Ricardo Gazinelli, um dos responsáveis pelo estudo.

“A vacina da influenza é dada anualmente. Se ela puder ser produzida e aplicada em uma mesma vacina com outro composto é uma grande economia, não só na produção, mas em todo o processo de distribuição. Um único imunizante será usada em dois programas de imunização”, analisa Gazinelli.

– Vacina: 1 dose de AstraZeneca ou Pfizer cessa transmissão de covid pela metade, diz estudo

Caso passe dos testes clínicos e seja aprovada pela Anvisa, a SpinTEC pode se tornar uma ferramenta crucial na luta contra a covid-19 durante os próximos anos. A dose da vacina tem custo estimado em R$ 16, barateando a produção e a luta contra a doença. Além disso, ela será produzida com ingredientes nacionais, o que facilita a logística e estabiliza o preço do imunizante. Segundo a UFMG, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) será a responsável pela produção em massa da nova vacina.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.