Sustentabilidade

Virada Sustentável SP tem programação híbrida e mensagens de conscientização pela cidade

Vitor Paiva - 03/09/2021

Começou na última quinta-feira, dia 2 de setembro, o maior festival de sustentabilidade do Brasil: a Virada Sustentável 2021 de São Paulo traz uma intensa programação em sua 11ª edição. Tendo a importância da afirmação da sustentabilidade e a disseminação de tais conhecimento para as novas gerações, o festival segue o modelo híbrido do ano passado, combinando eventos virtuais e presenciais para promover a sustentabilidade e a diversidade nas mais diversas linguagens artísticas, bem como oficinas e mais.

Virada Sustentável 2021

Serão mais de 50 atividades na edição 2021 do festival © Virada Sustentável/Divulgação

-Virada Sustentável espalha arte e consciência ambiental em São Paulo

Para apresentar de forma ampla e rica uma visão inspiradora sobre as possibilidades do futuro e os benefícios da sustentabilidade para a população, o festival tem como destaque de sua programação musical, entre muitos outros, shows de Gal Costa, Lenine, Zeca Baleiro no show Zoró Zureta e do Grupo Triii, que receberá a Palhaça Rubra em seu show infantil. Os shows acontecerão principalmente em formato de live, transmitidos do Teatro Sérgio Cardoso, com presença limitada e controlada de público por conta da pandemia.

Gal Costa na Virada Sustentável 2021

Gal Costa será a grande atração do festival © Julia Rodrigues/Divulgação

-Agenda Hype em casa: Virada Sustentável, Shakespeare e Carnaval no Coreto

O festival ocupa principalmente o Centro Cultural São Paulo (CCSP) com mais de 50 atividades, entre teatro infantil, circo, dança, performances, música instrumental, contações de história e exposições – com destaque para os espetáculos “Água Doce”, da Cia. Da Tribo, e “Um Canto para Carolina”, da Cia. Dos Inventivos, inspirado na obra da escritora Carolina Maria de Jesus. No CCSP também acontecerá uma Mostra de Música Instrumental e diversas exposições ocupando seus espaços – a programação completa e gratuita do festival traz instalações, projeções, grafites, performances, teatro, programação de bem-estar.

Zeca Baleiro na Virada Sustentável 2021

Zeca Baleiro participará com o show infantil “Zoró Zureta” © Silvia Zamboni/Divulgação

-Energia eólica pode ser gerada por turbinas de pequeno porte no alto de edifícios

Uma novidade na programação deste ano é o Fórum Virada Sustentável, realizando 26 painéis virtuais sobre assuntos importantes como economia circular, negócios de impacto, agenda ESG, mudança climática, Amazônia, desigualdade e diversidade. O tema do festival em 2021 é #MinhaMensagem, tendo a construção de um futuro melhor no pós-pandemia, e por isso foram elaboradas 100 mensagens de 100 organizações dos mais diversos setores da sociedade – tais frases serão vistas nos locais durante os eventos, bem como em pontos da cidade como estações de metrô, pontos de ônibus e outros mobiliários urbanos.

Grupo Triii na Virada Sustentável 2021

O Grupo Triii contará com participação da palhaça Rubra em seu show © Arthur Nobre/Divulgação

-Apagão que ameaça Brasil pode ter explicação no desmatamento do Cerrado

O 11ª Virada Sustentável acontece de 2 a 22 de setembro de 2021, e sua programação completa bem como maiores informações podem ser encontradas no site do festival, assim como em seus canais no Instagram, no Facebook e no Youtube.

“Um Canto para Carolina” na Virada Sustentável 2021

O espetáculo “Um Canto para Carolina” traz a obra de Carolina Maria de Jesus para as crianças © Marcos di Ferreira/Divulgação

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.