Tecnologia

WhatsApp Pay: cliente Mastercard pode transferir dinheiro pelo app com segurança

Redação Hypeness - 01/09/2021 | Atualizada em - 03/09/2021

Da mesma forma que o Whatsapp transformou a maneira pela qual nos comunicamos nas mais diversas esferas de nosso dia a dia, a mais nova “atração” do aplicativo promete impacto de dimensões semelhantes – em nossas relações financeiras. O Whatsapp Pay possibilita a realização de transferências de dinheiro entre usuários, de forma rápida e eficaz, sem precisar sequer abrir outro aplicativo: tudo acontece no ambiente do próprio zap. Mais importante do que a facilidade, porém, é a segurança na realização das transações, que se afirma e reafirma em diversas camadas de proteção.

Tela de Whatsapp pay

A segurança das transferências é ponto essencial do serviço do Whatsapp Pay

-Como o Whatsapp Pay pode ajudar na recuperação da economia

A configuração do serviço é simples, e também se faz dentro do mesmo ambiente – para tal, é preciso habilitar um cartão de débito Mastercard. Esse é um dos pontos importantes na segurança das transações, já que o WhatsApp propriamente não tem qualquer acesso às contas bancárias ou aos montantes transferidos: o app funciona somente como um disparador das transferências, que acontecem utilizando as tecnologias – e as diversas camadas de segurança – providas pela Mastercard.

Tela de Whatsapp pay

O serviço utiliza a tecnologia e a segurança do Facebook Pay para realização

Às camadas de segurança da própria bandeira – que, no caso da Mastercard, inclui a tokenização das informações do cartão inscrito em uma sequência numérica alternativa e exclusiva – se somam medidas efetivas de proteção tanto do funcionamento do WhatsApp Pay como do aplicativo de forma geral e até mesmo do smartphone. A habilitação da novidade exige a criação de um Facebook PIN, senha especial para realização das transferências, que pode funcionar em número, por meio da biometria ou mesmo do reconhecimento facial, de acordo com as possibilidades de cada smartphone.

Tela do PIN do Facebook Pay

O PIN no Facebook Pay é outra camada obrigatória de segurança

-Whatsapp Pay atende demanda por transferência ágil de maioria da população

É importante reiterar que a medida de proteção que impede que o WhatsApp tenha acesso aos dados financeiros – tanto de quem envia o montante quanto de quem recebe – impede também que uma movimentação seja revertida. Por isso, é fundamental confirmar a veracidade ou a correção do contato para quem o dinheiro será enviado – ter certeza que se trata do parente, do amigo, amiga ou simplesmente da pessoa certa a quem se quer transferir o valor.

Tela de Whatsapp pay

A transferência é acessível dentro do próprio app

Assim, além de recomendar que o usuário não divida suas senhas ou informações com ninguém nem ofereça acesso ao ambiente do aplicativo, pode ser importante, em casos eventuais, a realização de uma video chamada, por exemplo, a fim de visualmente confirmar se tratar do destinatário correto. Vale lembrar que a Facebook Pagamentos, entidade por meio da qual o Whatsapp Pay é habilitado, é autorizada pelo Banco Central no Brasil, e que o app mantém registrado o histórico das transações nas configurações do serviço de pagamento e nas próprias conversas.

Tela de Mastercard

As transferências podem ajudar, por exemplo, na hora de dividir uma conta

-Whatsapp Pay: 5 passos para enviar ou receber dinheiro sem dor de cabeça

A novidade já está disponível para ser usada com segurança e facilidade, e qualquer outra dúvida deve pode ser solucionada diretamente na Central de ajuda de pagamentos do WhatsApp.

 

Publicidade

© fotos: reprodução/divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.