Inspiração

5 dos animais mais fofos do mundo que não são tão conhecidos assim

29 • 10 • 2021 às 16:31
Atualizada em 16 • 11 • 2021 às 08:21
Roanna Azevedo
Roanna Azevedo   Redatora Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Os seres humanos sempre tiveram um apego pela fofura de certos bichinhos. Afinal, quem resiste ao carinho de um gatinho ou a vídeos nas redes sociais de cachorrinhos brincando? E não é apenas algo bonito de ver: estudos já comprovaram que assistir a animais fofos faz bem para a saúde. Além das que já estamos habituadas, existem outras criaturinhas igualmente adoráveis que merecem nossa atenção e nossos suspiros.

Conheça Flint, mais um cão adorável da internet que vai melhorar seu dia

Pensando nisso, reunimos cinco dos animais mais fofos e não muito conhecidos que existem para deixar seu dia melhor!

Pika-de-Ili (Ochotona iliensis)

O Pika-de-Ili vive nas montanhas do noroeste da China.

Com até 25 cm de altura, o Pika-de-Ili é um pequeno mamífero herbívoro que se parece com um coelho. Vive nas montanhas do noroeste da China e foi descoberto em 1983 pelo cientista Li Weidong. Dentre as poucas informações conhecidas sobre ele, sabe-se que é um animal bastante solitário. As mudanças climáticas ao longo dos anos afetaram seu crescimento populacional, fazendo com que seja uma das espécies em risco de extinção.

Feneco (Vulpes zerda)

O feneco também é conhecido como raposa-do-deserto.

O feneco é a menor (e mais fofa) espécie de raposa que existe. Ele mede em torno de 21 cm, se alimenta de pequenos répteis e habita as regiões desérticas da Ásia e da África — por isso, também é conhecido como raposa-do-deserto. Suas enormes orelhas funcionam como abanadores, ajudando a aliviar o calor do corpo e do ambiente em que vivem.

 

Esquilo voador da Sibéria (Pteromys volans)

O esquilo voador da Sibéria é tão pequeno, que mede apenas 12 cm de altura.

Apesar do nome, os esquilos voadores da Sibéria também podem ser encontrados no Japão, além da Finlândia, Estônia e Letônia. Medem apenas 12 cm de altura e vivem em árvores altas e antigas, como o cedro e o pinheiro. Eles se abrigam dentro de buracos no tronco, naturais ou construídos por pica-paus. Como são animais noturnos, têm olhos grandes para que consigam enxergar melhor no escuro. 

A coloração da pelagem dos esquilos voadores da Sibéria muda de acordo com a estação do ano, sendo acinzentada no inverno e amarelada no verão. Eles são onívoros e se alimentam basicamente de nozes, brotos, pinhas, sementes e ovos e filhotes de pássaros. As dobras de pele sob seus braços e pernas se chamam membrana patagial. Elas permitem que os pequenos roedores planem de uma árvore para a outra em busca de comida ou para escapar de predadores. 

Panda-vermelho (Ailurus fulgens)

O panda-vermelho já foi considerado o mamífero mais bonito do mundo.

O panda-vermelho é um pequeno mamífero que vive nas florestas montanhosas da China, Nepal e Birmânia. É um animal de hábitos noturnos, solitário e territorialista. É mais ou menos do tamanho de um gato doméstico e vive no alto das árvores, se alimentando de bambu, pássaros, insetos, ovos e até mesmo mamíferos menores. Seus curtos membros dianteiros fazem com que ele ande com um gingado engraçado e sua cauda espessa funciona como um cobertor para se protegerem do frio.

Assim como o Pika-de-Ili, o panda-vermelho infelizmente também corre risco de extinção. Sua população vem diminuindo consideravelmente graças a caça ilegal, a destruição de seu habitát natural, a pecuária e a agricultura.

25 animais que têm parentes em outras espécies

Colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae)

O colibri-abelha-cubano, ou menor pássaro que existe.

Único não mamífero na lista, o colibri-abelha-cubano é o menor pássaro do mundo. Medindo cerca de 5,7 cm, ele bate as asas 80 vezes por segundo e se alimenta do néctar das flores. Por isso, é classificado como um animal polinizador. Sua coloração e tamanho variam de acordo com o gênero. Enquanto as fêmeas são maiores, têm penas azuis e brancas e o pescoço vermelho, os machos costumam ser verdes e brancos.

Publicidade

Foto 1: Li Weidong/Wikimedia Commons
Foto 2: wrangel / Getty Images
Foto 3: Japan Info
Foto 4: Alexas_Fotos/Unsplash
Foto 5: Josh Vandermeulen


Canais Especiais Hypeness