Inspiração

5 dos animais mais fofos do mundo que não são tão conhecidos assim

Roanna Azevedo - 29/10/2021 | Atualizada em - 16/11/2021

Os seres humanos sempre tiveram um apego pela fofura de certos bichinhos. Afinal, quem resiste ao carinho de um gatinho ou a vídeos nas redes sociais de cachorrinhos brincando? E não é apenas algo bonito de ver: estudos já comprovaram que assistir a animais fofos faz bem para a saúde. Além das que já estamos habituadas, existem outras criaturinhas igualmente adoráveis que merecem nossa atenção e nossos suspiros.

Conheça Flint, mais um cão adorável da internet que vai melhorar seu dia

Pensando nisso, reunimos cinco dos animais mais fofos e não muito conhecidos que existem para deixar seu dia melhor!

Pika-de-Ili (Ochotona iliensis)

O Pika-de-Ili vive nas montanhas do noroeste da China.

Com até 25 cm de altura, o Pika-de-Ili é um pequeno mamífero herbívoro que se parece com um coelho. Vive nas montanhas do noroeste da China e foi descoberto em 1983 pelo cientista Li Weidong. Dentre as poucas informações conhecidas sobre ele, sabe-se que é um animal bastante solitário. As mudanças climáticas ao longo dos anos afetaram seu crescimento populacional, fazendo com que seja uma das espécies em risco de extinção.

Feneco (Vulpes zerda)

O feneco também é conhecido como raposa-do-deserto.

O feneco é a menor (e mais fofa) espécie de raposa que existe. Ele mede em torno de 21 cm, se alimenta de pequenos répteis e habita as regiões desérticas da Ásia e da África — por isso, também é conhecido como raposa-do-deserto. Suas enormes orelhas funcionam como abanadores, ajudando a aliviar o calor do corpo e do ambiente em que vivem.

 

Esquilo voador da Sibéria (Pteromys volans)

O esquilo voador da Sibéria é tão pequeno, que mede apenas 12 cm de altura.

Apesar do nome, os esquilos voadores da Sibéria também podem ser encontrados no Japão, além da Finlândia, Estônia e Letônia. Medem apenas 12 cm de altura e vivem em árvores altas e antigas, como o cedro e o pinheiro. Eles se abrigam dentro de buracos no tronco, naturais ou construídos por pica-paus. Como são animais noturnos, têm olhos grandes para que consigam enxergar melhor no escuro. 

A coloração da pelagem dos esquilos voadores da Sibéria muda de acordo com a estação do ano, sendo acinzentada no inverno e amarelada no verão. Eles são onívoros e se alimentam basicamente de nozes, brotos, pinhas, sementes e ovos e filhotes de pássaros. As dobras de pele sob seus braços e pernas se chamam membrana patagial. Elas permitem que os pequenos roedores planem de uma árvore para a outra em busca de comida ou para escapar de predadores. 

Panda-vermelho (Ailurus fulgens)

O panda-vermelho já foi considerado o mamífero mais bonito do mundo.

O panda-vermelho é um pequeno mamífero que vive nas florestas montanhosas da China, Nepal e Birmânia. É um animal de hábitos noturnos, solitário e territorialista. É mais ou menos do tamanho de um gato doméstico e vive no alto das árvores, se alimentando de bambu, pássaros, insetos, ovos e até mesmo mamíferos menores. Seus curtos membros dianteiros fazem com que ele ande com um gingado engraçado e sua cauda espessa funciona como um cobertor para se protegerem do frio.

Assim como o Pika-de-Ili, o panda-vermelho infelizmente também corre risco de extinção. Sua população vem diminuindo consideravelmente graças a caça ilegal, a destruição de seu habitát natural, a pecuária e a agricultura.

25 animais que têm parentes em outras espécies

Colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae)

O colibri-abelha-cubano, ou menor pássaro que existe.

Único não mamífero na lista, o colibri-abelha-cubano é o menor pássaro do mundo. Medindo cerca de 5,7 cm, ele bate as asas 80 vezes por segundo e se alimenta do néctar das flores. Por isso, é classificado como um animal polinizador. Sua coloração e tamanho variam de acordo com o gênero. Enquanto as fêmeas são maiores, têm penas azuis e brancas e o pescoço vermelho, os machos costumam ser verdes e brancos.

Publicidade

Foto 1: Li Weidong/Wikimedia Commons
Foto 2: wrangel / Getty Images
Foto 3: Japan Info
Foto 4: Alexas_Fotos/Unsplash
Foto 5: Josh Vandermeulen


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.