Debate

Aos 96 anos, ex-secretária de campo de concentração é julgada na Alemanha

Redação Hypeness - 19/10/2021

Nessa semana, o tribunal de Itzehoe irá julgar Irmgard Fuchner, uma senhorinha de 96 anos de idade, por ter colaborado com a morte de mais de 11 mil pessoas no campo de concentração de Stutthof durante o regime nazista na Alemanha.

Entre 1943 e 1945, Irmgard Fuchner trabalhou como secretária para Schutzstaffel (SS) em um campo de extermínio na Polônia, em Danzig.

Essa imagem mostra Irmgard em um campo de concentração durante os tempos do nazismo; evidências mostram que ela foi conivente com a morte de milhares de pessoas

Ela é acusada de colaborar com as mortes de 11.412 pessoas durante o regime nazista. Segundo a acusação, Irmgard “ajudou e colaborou com aqueles que estavam comandando o campo de Stutthof e no assassinato sistemático de pessoas aprisionadas entre junho de 1943 e abril de 1945 como secretária e datilógrafa no escritório do comandante da SS responsável pelo campo”.

– Quem é o ministro nazista de Hitler cuja neta posou ao lado de Bolsonaro

A defesa da datilógrafa que colaborou com os nazistas afirma que “não era óbvio” que ela tinha conhecimento do extermínio de minorias feito no campo. Entre 1939 e 1945, 65 mil pessoas morreram de fome, doenças, e assassinatos do campo de concentração Sttuthof.

Irmgard tentou fugir do tribunal no último dia 30 de setembro, mas foi pega pelas autoridades em uma cadeira de rodas. Ela compareceu ao julgamento com o rosto tampado por uma máscara, de óculos escuros e com um lenço sob a cabeça para proteger sua identidade.

– Sem mostrar o rosto, ex-guarda de campo de concentração nazista se desculpa em julgamento

Furchner está sendo julgada em tribunal para crianças e adolescentes porque não tinha maioridade quando colaborou com os nazistas. Ela é uma das últimas pessoas vivas que colaborou com o nazismo e os promotores alemães desejam fazer justiça até o último momento em favor das vítimas do Holocausto.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Reprodução/Times of Israel


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.