Tecnologia

Apple na mira da Europa, que pode passar a exigir carregador universal para eletrônicos

Vitor Paiva - 01/10/2021

As constantes mudanças no formato dos conectores nos carregadores dos aparelhos da Apple representam não somente uma ameaça ao bolso dos consumidores – que muitas vezes não podem reaproveitar antigos carregadores e precisam atualizar os equipamentos constantemente – mas também ao meio ambiente. A conta é simples: mais carregadores representam mais lixo, mais desperdício, mais poluentes – e é essa equação que a Comissão Europeia pretende combater através de uma nova lei, que visa obrigar os fabricantes a oferecerem carregadores universais para seus aparelhos.

iPhone carregando

A Apple é a empresa que mais altera os conectores em seus produtos © Pixabay

-iPhone 12 pode ser vendido sem carregador e fones de ouvido

A proposta sugere que todos os smartphones vendidos na comunidade europeia utilizem carregadores no formato USB-C, como uma forma de permitir aos consumidores reutilizarem antigos conectores. Se aprovada, a lei irá valer não só para smartphones, mas também para tablets, câmeras, fones de ouvido, caixas de som portáteis e consoles de videogame portáteis, e também poderá regular a velocidade da recarga, obrigando a padronização de uma melhor velocidade para cada tipo e aparelho.

O conector tipo "Lightning", desenvolvido pela Apple

O conector tipo “Lightning”, desenvolvido pela Apple © Pixahive

O popular conector USB-C

O popular conector USB-C © Flickr/CC

-Este é o ranking de marcas mais sustentáveis na fabricação de smartphones

Segundo a Comissão, somente o descarte de cabos de carregadores representa mais de 11 mil toneladas anuais de lixo eletrônico, e somente no ano passado estima-se que 420 milhões de smartphones e outros aparelhos móveis foram vendidos no mercado europeu. A proposta pode ainda levar alguns anos até ser aprovada e implementada, já que precisa passar por debates, votações e emendas eventuais, além do prazo para ser posta em prática, que pode oferecer até 24 meses aos fabricantes para alterarem sua produção.

Adaptador da Apple

As alterações exigem também a compra de diversos adaptadores – que também se tornam lixos eletrônicos © Wikimedia Commons

-Carregadores por indução: quais são as vantagens??

Atualmente são três os principais tipos de conectores utilizados em praticamente todos os carregadores do mercado: USB, USB-C e Lightning, criado e utilizado pela Apple em diversos aparelhos – novos modelos de iPad e até mesmo Mackbooks já utilizam o carregador USB-C, enquanto algumas marcas utilizam um tipo USB micro-B. Representantes da Apple, porém, afirmaram que tal medida irá inibir inovações tecnológicas que viriam a trazer benefícios aos consumidores no continente: o desejo da empresa é de poder continuar utilizando seu carregador Lightning. O projeto deve ir à votação e começar seu possível processo de implementação em 2022.

Os três conectores mais populares

Os três conectores mais populares © PxFuel

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.