Inovação

Arquiteta cria projeto inovador de escola destinada a empoderar meninas na Índia rural

Redação Hypeness - 08/10/2021 | Atualizada em - 13/10/2021

Com o objetivo de promover a paridade de gênero e empoderar as mulheres, a organização sem fins lucrativos CITTA Foundation colaborou com a arquiteta Diana Kellogg para realizar uma escola só para meninas no coração da paisagem árida do deserto de Rajasthan, na Índia.

O edifício monumental forma a primeira parte do centro GYAAN, o projeto de três fases do CITTA para fornecer uma escola para meninas, uma cooperativa de mulheres e um espaço para exposições de arte e performance.


A escola oval é a primeira estrutura a ser concluída e foi projetada para receber 400 alunos do jardim de infância ao 10º ano, que aprenderão habilidades de alfabetização, bem como técnicas artesanais tradicionais exclusivas da região.

A escola para meninas Rajkumari Ratnavati está localizada no deserto rural de Jaisalmer, no norte da Índia. Sem nenhum outro prédio à vista, a nova escola se destaca como um monumento e suas curvas suaves dão as boas-vindas aos alunos. A arquiteta Diana Kellogg moldou o edifício em um formato oval como um aceno aos símbolos universais da força feminina e para ecoar as formas curvilíneas dos fortes locais.

A escola foi construída por artesãos locais – muitas vezes os pais das meninas – usando arenito local cortado à mão, que acomoda a nova intervenção no ambiente natural.

 

As paredes do parapeito reinterpretam as telas de privacidade tradicionais e hospedam uma série curva de painéis solares, que alimentam os ventiladores e a iluminação. O projeto também incorpora técnicas antigas de coleta de água para maximizar a água da chuva e reciclar a água suja.

O programa inclui salas de aula, um centro de informática e um amplo terraço. o almoço será fornecido e também há um ônibus que levará as meninas para a escola das aldeias vizinhas.

Graças a este novo edifício e à colaboração entre a fundação CITTA e os arquitetos diana kellogg, as meninas que vivem abaixo da linha da pobreza em Jaisalmer rural terão acesso à educação, liberdade econômica e autonomia pessoal.

A escola para meninas de Rajkumari Ratnavati está programada para abrir para as aulas em julho de 2021, enquanto as duas estruturas restantes do centro GYAAN serão erguidas em breve.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.