Debate

Atleta olímpica é encontrada morta a facadas um mês após bater recorde; marido é o principal suspeito

Redação Hypeness - 15/10/2021

A atleta queniana Agnes Jebet Tirop, 25, foi encontrada morta a facadas em sua na casa na cidade de Iten, no sudoeste do Quênia. Agnes detinha um bronze no Mundial de Atletismo de 2019, foi 4ª colocada nos 5 mil metros nas Olimpíadas de Tóquio e, há menos de um mês, havia batido o recorde mundial de 10 mil metros em provas de rua. O caso tem todos os indícios de um feminicídio.

Agnes Tirop

Agnes celebrando seu recorde nos 10 mil metros em prova de rua, nesse ano

O principal suspeito é o marido de Agnes, que está desaparecido e faz parte da polícia queniana. Na noite anterior, vizinhos testemunharam uma briga de casal e, posteriormente, encontraram a atleta morta à facadas em seu apartamento. O homem já havia desaparecido. Os pais de Tirop também relataram ter recebido uma ligação do ex-cônjuge da medalhista mundial em que ele se desculpava por um “incidente”.

– Feminicídio: 6 casos que pararam o Brasil 

“Como o marido está desaparecido e por causa da ligação que ele fez aos pais dela pedindo perdão, estamos tratando-o como o principal suspeito. Vamos procurá-lo por toda parte, e os policiais já estão trabalhando porque ele tem que explicar o que sabe”, explicou Tom Makori, chefe da delegacia local, à Reuters.

Segundo o jornal The Star, de Nairóbi, o casal estava tendo problemas conjugais. A atleta já não morava mais junto do marido e havia se mudado para um centro de treinamentos na cidade. Um companheiro de treinamentos de Tirop afirmou que tentou reconciliar os dois, mas as brigas nunca paravam.

– Feminicídio: a história do termo que mudou a legislação brasileira 

A Federação Queniana de Atletismo lamentou a morte prematura de Agnes. “O Quênia perdeu uma joia que era um dos gigantes do atletismo em ascensão mais rápida no cenário internacional. Ficamos muito perturbados ao saber sobre a morte prematura da medalhista de bronze mundial dos 10.000 metros, Agnes Jebet Tirop”, afirmou a organização, em nota.

Publicidade

Fotos: 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.