Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ainda hoje diversos produtos são fabricados através de técnicas ancestrais, sem uso de tecnologias modernas ou máquinas industriais, manufaturados e finalizados de forma única: até pouco tempo era esse o caso das cordas de cânhamo registradas em curta documentário dirigido pelo espanhol Eugenio Monesma. A técnica de manufatura das cordas teve seu processo registrado no filme em 1996, mostrando cada passo em detalhes, desde o refinamento do cânhamo cru, a etapa de esmagar as fibras, até a conclusão, com o trançado de cada corda nos mais diversos tamanhos e pesos.
José Gracia é um dos irmãos que tecem as cordas no filme
-Macramé: artista utiliza tecelagem em nó para manufaturar três imensas instalações
Os “cordeleiros” retratados no filme de 17 minutos são os três irmãos José, Domingo e Carmelo Gracia, ligados à Cofradía de San Pascual Bailón de Calatayud, na Espanha, que realizavam as mais resistentes e firmes cordas misturando o cânhamo derivado da maconha a outras fibras, utilizando técnicas totalmente manuais e precisas. As fibras são esmagadas, preparadas, separadas, limpas, e quando o processo realmente começa, as cordas vão sendo trançadas com máquinas de madeira rodadas à mão, cruzando cada camada em coordenação ritmada e que utiliza os dedos e mesmo o corpo dos três artesãos como instrumento da fabricação.
-Papel higiênico de maconha é realidade que pode salvar milhões de árvores por ano
O processo de fabricação das cordas hoje é, na maior parte dos casos, realizado por máquinas pesadas, utilizando tecnologias de ponta e materiais variados, mas apesar de tal predomínio as técnicas utilizadas pelos irmãos Gracia no filme de Monesma não desapareceram, e revelam o potencial da engenhosidade humana em criar soluções e produtos impressionantes através de conhecimentos ancestrais. A feitura do que pode parecer uma simples corda é, em verdade, um trabalho detalhado e complexo, que exigia tempo, espaço e conhecimento profundo.
Os três irmãos usam vasto espaço no campo para a feitura das cordas
As máquinas para trançar a corda são também movidas à mão
-Bateria de cânhamo é muito mais eficaz que o grafeno, confirma experimento
O diretor Eugenio Monesma já há 40 anos realiza documentários etnográficos, com mais de 2.800 produções registrando a memória e as singularidades de diversas técnicas de trabalho, bem como de povos e culturas, através principalmente de processos de fabricação e realização de produtos artesanais. Muitos de seus filmes estão disponíveis em seu incrível canal no Youtube, como uma das tantas joias escondidas da plataforma – em um dos mais importantes arquivos de filmes digitais da Espanha. Os filmes estão em espanhol, com legendas disponíveis em inglês.
A roda conclui a trança das cordas ao fim do processo
A corda de cânhamo concluida durante o filme de Eugenio Monesma
Publicidade
Aos domingos, o Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, é fechado para o trânsito e se transforma num grande...
Depois de prever resultados de Copas do Mundo com uma precisão invejável, os polvos estão mostrando que possuem...
Usando apenas uma única folha de papel em branco, Parth Kothekar cria obras de arte fascinantes. O designer baseado na...
Quem consegue estacionar em vagas nos supermercados ou shoppings centers deveria ganhar pontos do ‘bem’ na carteira...
Comerciais de cerveja costumavam ser um dos maiores e mais eficiente meios de propagação de clichês machistas que se...
O que você já quis ser quando crescesse? Médico? Bombeiro? Professor? O pequeno Carson, de 4 anos, não pensa nem...
Como limpar as queimaduras, gorduras e sujeiras das panelas velhas, e fazer o pretume de sua superfície voltar a...
O Natal é uma das épocas mais deliciosas do ano, onde a amizade, o amor, a paz e a esperança são presença...
A Coca-Cola se mantém fiel ao conceito de felicidade em suas campanhas. Eles instalaram na Espanha, mesmo em meio à...