Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os primeiros modelos de carros voadores já passaram dos testes e entraram na fase de demonstrações e aprimoramentos: não é mais, portanto, mera previsão futurista afirmar que em breve tais veículos estarão disponíveis no mercado e nos céus das cidades. E tal cenário inclui as cidades brasileiras, já que a fabricante Embraer, bem como as companhias aéreas Gol e a Azul anunciaram acordos e planos relacionados aos “veículos elétricos de pouso e decolagem vertical” (eVTOL, em inglês), que sugerem a chegada dos carros entre nos próximos anos ao país.
Representação artística do modelo de eVTOL da Embraer © Embraer/divulgação
-Saiba mais sobre o carro voador que viajou com segurança entre duas cidades por 35 minutos
Segundo a Embraer, a projeção de entrega dos primeiros eVTOLs fabricados pela empresa estão para 2026, através de parceria com a Eve, uma subsidiária lançada oficialmente em outubro de 2020, com acordos de entrega de centenas de veículos para empresas como a brasileira Helisul, bem como a inglesa Bristow e a estadunidense Halo, todas do ramo de táxis aéreos. A subsidiária da Embraer também tem acordos fechados com empresas e companhias aéreas de Singapura, EUA, França e Brasil para oferecer os “carros voadores” por horas de voo – até a entrega, testes serão realizados com helicópteros de porte semelhante aos eVOLTs.
Área interna projetada do modelo © Embraer/divulgação
Os testes do modelo serão feitos com helicópteros semelhantes © Embraer/divulgação
-Embraer divulga vídeo com detalhes de 1ª carro voador elétrico
Já a Gol assinou intenção de compra 250 veículos com a empresa irlandesa Avolon, pela VA-X4, da Vertical Aerospace, com operações previstas para serem iniciadas em 2025. Segundo o fabricante, a aeronave elétrica atinge velocidades de até 325 km/h, com autonomia de 160 km de distância percorrida com somente uma carga de bateria, e capacidade de transporte de até quatro passageiros, além do piloto. A parceria da Azul foi estabelecida com a empresa alemã Lilium, e compreende a entrega de 220 veículos com velocidade máxima de 280 km/h, autonomia de 250 km e capacidade para seis passageiros e um piloto a partir de 2025 – segundo informações, a negociação alcançou o valor de 1 bilhão de dólares.
O eVTOL da Lilium, modelo que será utilizado pela Azul © Lilium/divulgação
-Primeiro carro voador deve ser lançado em 2025
Os dados confirmam que por enquanto o eVTOL é projetado para voos mais curtos que os helicópteros – a Agência Nacional de Aviação (Anac) já confirmou que será necessário o estabelecimento de uma altitude determinada para tais viagens quando as naves entrarem em operação, como forma de controle do espaço aéreo e a fim de evitar possíveis acidentes e colisões. Com pouso e decolagem verticais, de acordo com especialistas, a vantagem dos “veículos elétricos de pouso e decolagem vertical” sobre helicópteros e aviões de pequeno porte é, além de uma redução considerável na poluição sonora, também uma diminuição considerável na poluição propriamente, já que os eVTOLs são elétricos e, assim, não agridem o meio-ambiente.
Os veículos da Lilium também já estão em fase avançada de desenvolvimento © Lilium/divulgação
Publicidade
Para divulgar o lançamento do filme Tron na Austrália, onde skatistas andavam com iPod Touch com app da pista e um...
Quem não quer ter uma piscina em casa, ainda mais com a chegada do verão? Sem muito espaço para realizar seu sonho,...
De acordo com dados do Google Trends, as pesquisas relacionadas à depressão têm crescido nos últimos 13 anos....
calendário não vira mais folha, as planilhas são editáveis e o mural de fotos comporta quantas imagens você...
Manja aquelas famosas balinhas coloridas, também conhecidas como jujubas, que nossos pais nos proibiam de comer quando...
Muitos de nós precisam viver na cidade, sob os holofotes excitantes da modernidade, a velocidade incessante e a...
É daquelas matérias que te dão vontade de saltar fora do trabalho, pegar qualquer meio de transporte e sair pelo...
Já pode chamar os amigos: o jogo dos memes é uma realidade. Com o nome de "What do You Meme?" (um trocadilho com a...
Um simples filtro, feito de material respirável, poderá evitar um imenso desperdício anual de bananas. A invenção,...