Ciência

Cegonha-bico-de-sapato: 5 curiosidades sobre a ave que viralizou nas redes

Redação Hypeness - 19/10/2021

Nessa semana, imagens da incrível cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex) acabaram viralizando, em especial no Twitter. Essa ave – que é a prova de que esses animais são os parentes mais próximos dos dinossauros – acabou chamando atenção por sua aparência extremamente peculiar.

– 21 animais que você não imaginava que existiam de verdade

Oriunda da região dos grandes lagos africanas, a cegonha-bico-de-sapato surpreende por conta de suas características físicas. A ave tem pernas finíssimas, um bico avantajado, coloração azul, além de plumas delicadas em regiões da cabeça. O tamanho da cegonha-bico-de-sapato é de 1,2 metros e seu peso é de surpreendentes 5 quilos. Confira um vídeo do animal:

1) A cegonha-bico-de-sapato é um dinossauro

 cegonha-bico-de-sapato tamanho

A cegonha-bico-de-sapato deixa evidente similaridade dos dinossauros com aves

Muita gente afirma que as aves são os parentes mais próximos dos dinossauros. Entretanto, no que se refere estritamente à filologia, ou seja, à categorização desses animais, eles são… exatamente como os dinos. Mas tanto como qualquer outra ave que você vê por aí.

“Não resta qualquer dúvida de que as aves são dinossauros”, afirma Luis Chiappe, director do Instituto dos Dinossauros do Museu de História Natural de Los Angeles, à National Geographic. “As provas são tão evidentes que duvidar disso é o mesmo que duvidar do facto de os seres humanos serem primatas.”

– A planta que viveu na época dos dinossauros e hoje é a mais solitária do mundo

A semelhança é tão grande que, na verdade, as aves dominaram o mundo depois da extinção dos dinos. “Na verdade, as galinhas – ou melhor, as aves – já tiveram dentes. E mais interessante ainda: apesar do elevado número de espécies de aves suplantar as de outros grupos de vertebrados terrestres, hoje dificilmente consideraríamos que as aves dominam os ecossistemas continentais. Porém, após a grande extinção que define o final do Cretácico, houve um intervalo de tempo (o Paleocénico) durante o qual grupos de grandes aves não-voadoras foram os principais predadores. Houve, portanto, uma época em que as aves efectivamente dominaram os continentes”, completou.

2) A cegonha-bico-de-sapato está em The Legend of Zelda: Skyward Sword

loftwing - cegonha-bico-de-sapato

Loftwings em ‘Zelda’ são inspirados em cegonhas-bico-de-sapato

Em The Legend of Zelda: Skyward Sword, o nosso querido Link pode voar montado em uma ave. Na verdade, cada personagem possui um ‘Loftwing’. Após um pouco de pesquisa, descobrimos que a inspiração da Nintendo para os animais voadores da saga são a cegonha-bico-de-sapato.

As cegonhas-bico-de-sapato da vida real não são exímias voadoras, mas conseguem dar seus pulos por aí. Dá uma olhada:

3) A cegonha-bico-de-sapato está em extinção

 cegonha-bico-de-sapato

Agricultura e tráfico de animais coloca espécie em situação delicada; atualmente, há menos de 10 mil cegonhas-bico-de-sapato no mundo

A figura icônica da cegonha-bico-de-sapato não passaria desapercebido pelos traficantes de animais, que caçam o animal para coleções privadas. É justamente a caça por seres humanos para esse fim que contribui para a redução da população dessa espécie que é considerada um animal em extinção.

As cegonhas-bico-de-sapato habitam regiões pantanosas nos países que circundam os Grandes Lagos Africanos. Com o avanço da agricultura nessa parte do continente, os animais estão perdendo seu espaço para plantações e o futuro das cegonhas é incerto.

– Animais em extinção no Brasil: confira a lista dos principais animais ameaçados

Além disso, existem poucos animais desse tipo em zoológicos: sua reprodução em cativeiro é praticamente impossível. Muitos acreditam que as cegonhas-bico-de-sapato estão com seus dias contados.

4) A cegonha-bico-de-sapato sobreviveu à Segunda Guerra

cegonha-bico-de-sapato

Cegonha bico de sapato escondida em um banheiro subterrâneo do zoo de Berlim

Em abril de 1945, quando as tropas soviéticas, inglesas e estadunidenses estavam chegando à Berlim para derrotar o nazismo, todos sabiam que a cidade seria destroçada na guerra. Os bombardeiros passavam e destruíram edifícios inteiros e entre os alvos estava o Zoológico de Berlim.

Centenas de animais morreram nessa parte da Segunda Guerra, mas entre os poucos sobreviventes estava a cegonha-bico-de-sapato, que ficou escondida em um banheiro pelos funcionários. Após o fim da guerra, o animal continuou vivendo no zoo.

5) A cegonha-bico-de-sapato é bastante dócil

cegonha bico de sapato voa

O olhar assustador da cegonha-bico-de-sapato não deveria te assustar; animal é dócil

Apesar de sua aparência extremamente confrontadora que nos lembra a dos dinossauros, a cegonha-bico-de-sapato costuma ser bastante amigável com seres humanos e até sabe como cumprimentá-los. Dá uma olhada:

E aí, gostou da cegonha-bico-de-sapato?

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.